Segundo a legislação brasileira, depois de 3 parcelas em atraso no financiamento imobiliário, a instituição financeira pode tomar a casa.
"O contrato de alienação fiduciária permite que o banco tome o imóvel de volta quando três parcelas do financiamento atrasam. ... Se o imóvel for a leilão, o mutuário só terá chance de retomar a propriedade na Justiça, e antes que o bem seja arrematado.
Enviar via Conectividade Social, arquivo gerado pelo SEFIP, utilizando a opção "Individualização", informando na Modalidade "BRANCO" (Recolhimento ao FGTS e Declaração para a Previdência) os trabalhadores que fazem jus ao recolhimento a ser individualizado e observando também as demais orientações do Manual SEFIP.
O Programa funciona por meio da concessão de financiamentos a beneficiários organizados de forma associativa por uma Entidade Organizadora – EO ( Associações, Cooperativas, Sindicatos e outros ), com recursos provenientes do Orçamento Geral da União – OGU, aportados ao Fundo de Desenvolvimento Social – FDS.
Segundo a Caixa, antes de retomar o imóvel, a entidade emite vários avisos de cobrança a partir do pós-vencimento, bem como outros comunicando ao cliente que a segunda e demais prestações, se houver, encontram-se em atraso, pedindo assim a regularização da dívida.
Não. A Caixa não é dona do imóvel, ela te emprestou o dinheiro para comprar e quem te vendeu já recebeu e quitou o preço. Não podes mais desistir. Poderia vender novamente para o dono anterior e quitar o financiamento ou fazer isso agora com novo comprador.
Nesse caso, se você tem o seu imóvel como garantia do pagamento, o banco ou financeira pode fazer a venda num leilão. De forma rápida, eles conseguem leiloar seu imóvel. ... E não pense que essa ação de cobrança se arrasta por longos anos: os leilões para venda de imóvel têm durado apenas de 45 a 60 dias.
Procedimento para individualização da GRDE:
Os trabalhadores que fazem jus ao recolhimento devem ser alocados na Modalidade "Branco" (Recolhimento ao FGTS e Declaração para a Previdência). o A soma das remunerações informada no arquivo SEFIP para trabalhadores na modalidade "branco" tem que ser igual à registrada na respectiva linha da GRDE.
Pelos telefones 3004 1105 (Capitais) ou 08 (Demais cidades), na opção 7, além de alterar a data de vencimento das parcelas, você pode atualizar dados como telefone, e-mail e endereço de correspondência, se o seu contrato estiver adimplente. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 08h às 20h.