Ouça em voz altaPausarPara realizar esse procedimento de protestar alguém no Serasa, é necessário dirigir-se a um cartório de protesto de Títulos. No cartório, é emitido um instrumento de protesto, documento que constarão algumas informações que devem ser preenchidas.
Como protestar boleto em cartório em 4 passos
Ouça em voz altaPausarTodo credor que faz um trabalho e não recebe por ele, pode recorrer ao cartório de protesto para tentar reaver o pagamento. Caso nenhuma das intimações ao devedor deem resultado, é lançado um edital com o nome do devedor e a dívida a ser paga, com a exigência de que o pagamento ocorra em até três dias.
Ouça em voz altaPausarO protesto é uma ferramenta eficiente para recuperar as dívidas inadimplentes. É uma forma extrajudicial de cobrança regulada pela Lei Federal 9.492/97. Ao abrir um protesto o devedor tem até três dias úteis para pagar em cartório e caso a dívida não seja quitada nesse período, o devedor será protestado.
Ouça em voz altaPausarPara protestar uma nota promissória você deve apresentar a sua via original no SCPT (Serviço Central de Protesto de Títulos). Certifique-se de que a praça de pagamento da nota promissória seja a da capital de São Paulo para o apontamento nos 10 Tabeliães de Protesto da capital.
Ouça em voz altaPausarPosso protestar uma nota fiscal? ... Se a nota fiscal refere-se a uma venda mercantil ou a uma prestação de serviço e você possuir um documento que comprove a entrega da mercadoria ou o recebimento do serviço, você pode apresentar a protesto uma duplicata por indicações.
30 dias Ouça em voz altaPausarO boleto de cobrança pode ser protestado a partir do primeiro dia de atraso, sendo indicado utilizar dessa prática quando o pagamento não for realizado 30 dias após o seu vencimento.
Ouça em voz altaPausarTodo boleto que não foi pago da data do vencimento e, após constantes cobranças, a pessoa física ou jurídica não efetivou o pagamento, então, ele vai para protesto em cartório. Praticamente, todo tipo de débito pode ser protestado, e não apenas o boleto, mas cheques sem fundo, duplicatas, carnês etc.
Ouça em voz altaPausarPara protestar uma dívida, o lojista deve se dirigir a um cartório especializado e apresentar o documento que comprove o débito em atraso. Dessa forma, ele estará ajudando a tornar a inadimplência pública, além de evitar que a dívida prescreva com o tempo.
Ouça em voz altaPausarSTJ. ... REGRA: para que o órgão de proteção de crédito inclua o nome de um consumidor no cadastro de inadimplentes, é necessário que, antes, ele seja notificado (Súmula 359-STJ). A ausência de prévia comunicação enseja indenização por danos morais.