Segundo a NR 19, considera-se explosivo material ou substância que, quando iniciada, sofre decomposição muito rápida em produtos mais estáveis, com grande liberação de calor e desenvolvimento súbito de pressão.
Os veículos devem ser facilmente reconhecidos ao longe. O uso de sinais, luzes ou bandeiras distintivas é imprescindível; Os reboques devem estar equipados com um sistema de travões eficaz. O objetivo é provocar o acionamento dos travões em caso de separação.
Caracterizada como Norma Especial pela Portaria SIT nº 787, de 28 de novembro de 2018, a NR-19 é composta por medidas de proteção para o processo de fabricação, armazenamento e transporte de explosivos em geral, definindo ainda medidas de proteção para a atividade específica de fogos de artifícios. ...
19.1.3 É proibida a fabricação de explosivos no perímetro urbano das cidades, vilas ou povoados. ... 19.2.2.1 As atividades em que explosivos sejam depositados em invólucros, tal como encartucha mento, devem ser efetuadas em locais isolados, não podendo ter em seu interior mais de quatro trabalhadores ao mesmo tempo.
O armazenamento de explosivos de acordo com a NR-19 Ser apropriadamente ventilados; Manter ocupação máxima de sessenta por cento da área, respeitando-se a altura máxima de empilhamento de dois metros e uma entre o teto e o topo do empilhamento; Ser dotados de sinalização externa adequada.
Quais são os objetivos da norma? Assim como as outras Normas Regulamentadoras, o objetivo principal da publicação da NR 19 é garantir a saúde e segurança dos trabalhadores — nesse caso, dos envolvidos na fabricação, armazenamento e transporte de materiais explosivos.
As atividades em que explosivos sejam depositados em invólucros, tal como encartuchamento, devem ser efetuadas em locais isolados, não podendo ter em seu interior mais de quatro trabalhadores ao mesmo tempo.
Quantidade em quilos (capacidade do armazém)Distâncias Mínimas, em Metros, a2.2003701104.5004601406.8005001509.000(*)530160
NORMA REGULAMENTADORA 19 - NR 19 19.1.1. Explosivos são substâncias capazes de rapidamente se transformarem em gases, produzindo calor intenso e pressões elevadas, subdividindo em: a) explosivos iniciadores: aqueles que são empregados para excitação de cargas explosivas, sensível ao atrito, calor e choque.
Toda empresa autorizada a exercer atividade com explosivos deve possuir um Plano de Segurança para Atividades com Explosivos devidamente aprovado pelo Exercito. O plano de segurança deve permanecer na empresa em condições de ser apresentado a qualquer momento aos agentes da fiscalização.