O ácaro é o principal causador da rinite alérgica e embora exista durante todo o ano, no inverno, quando está mais úmido e os ambientes passam muito tempo fechados, acabam se multiplicando mais e isso pode piorar a irritação da mucosa do nariz.
Alimentos muito quentes ou temperados podem provocar a rinite gustatória, uma reação local ao estímulo exagerado. A capsaicina, presente na pimenta, é uma das substâncias que parecem mais importantes nesse quadro. Chás muito quentes, mesmo os com ação descongestionante, também podem agravar a espirradeira.
Quem sofre com rinite alérgica não deve beber leite De acordo com Gabriela Samico, o consumo de leite não causa a alergia, mas pode aumentar a quantidade de muco, agravando problemas respiratórios já existentes, como sinusite e rinite alérgica.
Como prevenir a rinite alérgica
Anote aí:
Rinite: como aliviar os sintomas?
Melhor evitar. Os famosos fast-food, ou seja, lanches rápidos e com poucos nutrientes, devem ser evitados em casos de rinite alérgica. Geralmente, eles possuem muitas gorduras saturadas, óleos, conservantes, açúcar refinado e outros ingredientes que podem prejudicar o sistema imunológico, aumentando as crises.
O leite possui uma grande quantidade de macromoléculas de proteínas que conseguem atravessar a mucosa intestinal, resultando em um desequilíbrio na flora intestinal (disbiose). Com isso, o organismo começa a combatê-las, por serem "organismos estranhos" e há maior formação de muco, piorando assim os sintomas da rinite.