Para as demais categorias de exames, permanecem as mesmas recomendações: 3, 4 ou 8 horas sem ingerir alimentos, sendo liberado o consumo de água com moderação. Vale lembrar também que nunca se deve ultrapassar 14 horas de jejum.
É necessário seguir uma dieta durante os 3 dias anteriores ao exame:
O exame de glicemia em jejum serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente. É necessário estar de 8 a 12 horas de jejum, sem consumir nenhum tipo de alimento ou bebidas, apenas água é permitido.
O jejum para exame de sangue é muito importante e deve ser respeitado quando necessário, pois a ingestão de alimentos ou de água pode interferir nos resultados de alguns exames, especialmente quando é necessário avaliar a quantidade de alguma substância que pode ser alterada pela alimentação, como colesterol ou açúcar, ...
Preciso ficar 12 horas em jejum para todos os exames? Não, isso só é preciso em dois exames: o de glicemia e o de colesterol e triglicérides. Nestes casos, as 12 horas são necessárias pois é o tempo que demora para o organismo metabolizar a glicose e a gordura.
Para realizar o hemograma completo não são necessários muitos preparos específicos. Caso o paciente siga uma leve dieta um dia antes do exame, não é necessário fazer jejum. Porém, caso contrário, recomenda-se um jejum de 3 horas.
Alguns medicamentos podem até causar alterações no hemograma: dabigatrana, hidralazina, amoxicilina, amoxicilina + clavulanato, penicilina benzatina, diclofenaco de sódio, ibuprofeno, clorpromazina, clomipramina, levodopa + carbidopa, tioridazina, mebendazol, ceftriaxona, ciprofloxacino e sulfadiazina de prata.
O que evitar antes de fazer o exame de glicemia em jejum? Nas 72 horas que antecedem o exame, é importante que o paciente não ingira álcool, não pratique exercícios físicos de alta intensidade e evite fast-foods ou comidas muito gordurosas.
Hemograma, colesterol total e triglicérides, além dos exames relacionados à função tireoidiana não precisam de jejum.