Podemos utilizar vide como o sentido de "visto que" ou "a exemplo de", como na frase, "Adalberto deve ter ganho na loteria, vide que ele comprou uma mansão semana passada". Por ser um termo culto, poucos exemplos temos do termo vide usado de maneira mais popular.
Vide é um substantivo feminino que significa bacelo, que é uma vara ou braço de uma videira. Esta palavra tem origem no termo em latim vitis e por vezes é usada como sinônimo de vinha ou parreira. A vide são os ramos que constituem a videira.
O termo vide está geralmente relacionado com a planta cujo fruto é a uva, também chamada de videira. Pode também significar "ver" em latim, sendo usada neste sentido como expressão idiomática culta usada no mesmo contexto de "ver", "ver também" ou "consultar" (ex. ... Uva — fruto da videira, sinónimo de vide em Portugal.
substantivo feminino [Botânica] Gênero da família das oleáceas, árvores de países quentes, que fornecem a azeitona. (A oliveira era considerada, na Antiguidade, símbolo de sabedoria, de paz, de abundância e de glória.).
uva A uva é o fruto da videira ou parreira, uma planta da família Vitaceae.