FES - Estimulação elétrica funcional Para que serve:quando é preciso favorecer o fortalecimento muscular em pessoas que não conseguem controlar o movimento, como em caso de paralisia, sequela de AVC, ou em atletas para melhorar o rendimento do treino por recrutar mais fibras que a contração normal.
Rise (Rampa de Subida de Pulso - Regula a velocidade de contração; Decay (Rampa de Descida do Pulso) - O tempo de descida regula a velocidade com que a contração diminui, ou seja, o tempo desde a contração máxima até o relaxamento muscular.
Conceitualmente, a FES é uma corrente elétrica com o objetivo de promover contração em músculos privados de controle nervoso. Trata-se de um recurso auxiliar no fortalecimento dos músculos, aumento do fluxo circulatório loco-regional e diminuição da fadigabilidade muscular.
parâmetros a se regular em uma aplicação de FES é a frequência. Nos equipamentos mais encontrados no mercado brasileiro (ou seja, fabricados no Brasil) consegue-se trabalhar em uma faixa de Hz, entretanto clinicamente é possível observar uma faixa mais restrita entre 30 e 80 Hz.
O NEURODYN PORTABLE TENS fES é um equipamento monofásico, podendo ser ligado às tensões de rede na faixa de 100-240V ~ 50/60 Hz. Basta ligar o aparelho na rede elétrica e ele fará a seleção de tensão de rede automaticamente. O cabo de ligação à rede elétrica é destacável.
Suspeita ou diagnóstico de epilepsia. Aplicação na região do tórax, porque a corrente elétrica pode interferir no ritmo cardíaco. Suspeita ou diagnóstico de problemas cardíacos. Aplicação em regiões que possam interferir com o funcionamento de marca-passo cardíaco ou cerebral (como face e pescoço).
Normalmente, as frequências de pulsos usadas na corrente FES estão entre 30 a 80 MHz e com duração de pulso que varia entre 2 microssegundos.
Estimulação Elétrica Funcional (FES) O FES gera uma corrente elétrica de baixa frequência, alternada ou bifásica, pulsada, simétrica com pulsos na forma retangular, sendo considerada, portanto, despolarizada (Figura 2). ... Outro parâmetro de grande importância é a duração de pulso.
A técnica FES tem como base a produção da contração através da estimulação elétrica, que despolariza o nervo motor, produzindo uma resposta sincrônica em todas as unidades motoras do músculo.
Um dos primeiros parâmetros a se regular em uma aplicação de FES é a frequência. Nos equipamentos nacionais, consegue-se trabalhar em uma faixa de Hz, porem clinicamente é observada uma faixa mais restrita entre 30 e 80 Hz.