No dia , durante comício no centro da cidade de São Paulo, a polícia reprime os manifestantes, causando a morte de quatro estudantes. Em sua homenagem, o movimento passa a chamar-se MMDC - iniciais de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, os mortos - e amplia sua base de apoio entre a classe média.
MMDC eram as iniciais dos nomes pelos quais eram conhecidos os estudantes Cláudio Bueno Miragaia, Mário Martins de Almeida, Dráusio Marcondes de Sousa e Américo Camargo de Andrade, mortos na noite de 23 de maio na praça do Patriarca, durante uma manifestação popular em favor da "autonomia" de São Paulo e da ...
— A Gazeta, 24 de maio de 1932. Logo após o atentado, foi criada a sigla MMDC a partir dos nomes de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, para representar os mártires da causa Constitucionalista.
O movimento exigiu que o país tivesse uma Constituição e fosse mais democrático. Na época, Getúlio Vargas ocupava a presidência da República devido a um golpe de Estado, aplicado após sua derrota para o paulista Julio Prestes nas eleições presidenciais de 1930.
Há 89 anos, o assassinato de cinco jovens pelo Estado causou revolta. Martins, Miragaia, Dráusio, Camargo e Alvarenga foram mortos em choque com a polícia em manifestação no centro de São Paulo. O protesto era contra o governo Vargas, instalado em 1930.
Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas....Revolução Constitucionalista de 1932Era VargasDesfechoVitória militar do Governo Provisório; Constituição brasileira de 1934BeligerantesEstado de São Paulo Estado de Maracaju Frente Única Gaúcha Governo Provisório
Martins, Miragaia, Dráusio, Camargo e Alvarenga foram mortos em choque com a polícia em manifestação no centro de São Paulo. ... A luta e morte dos jovens se tornaria símbolo daquela conquista. As iniciais formaram a conhecida sigla MMDC, que, posteriormente - para alguns -, passou a ser reconhecida por MMDCA.
A sigla M.M.D.C., que remete às iniciais dos nomes pelos quais os estudantes mortos eram conhecidos (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo), se transformaram no símbolo do movimento, como mostra o cartaz de convocação de voluntários para a Revolução Constitucionalista, do acervo do Instituto Histórico e Geográfico ...
Morte de Martins, Miragaia, Dráusio, Camargo e Alvarenga, há 89 anos, culminou na eclosão da Revolução Constitucionalista de 1932. ... A luta e morte dos jovens se tornaria símbolo daquela conquista. As iniciais formaram a conhecida sigla MMDC, que, posteriormente - para alguns -, passou a ser reconhecida por MMDCA.
Em homenagem aos jovens paulistas mortos no confronto foi criado o movimento contra o governo com a sigla MMDC. ... Após a criação da MMDC ocorreram outras diversas manifestações e atos para o desmonte do governo. Essas ações dos paulistas resultou em seu ápice com a Revolução Constitucionalista de 1932.