A vírgula, a exemplo de outras pontuações, exerce 3 funções principais na linguagem escrita: 1ª: representar uma pausa ou uma mudança na entonação; 2ª: separar palavras ou orações que precisam de destaque; 3ª: eliminar ambiguidades e esclarecer o conteúdo da frase.
A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como "a propósito", "além disso", "digo"," isto é", "ou seja" etc.
A vírgula é muito mais usual que o ponto e vírgula, pois é empregada para separar trechos mais simples na frase e atribuir ritmo e sentido à leitura. Ela também é usada em enumeração de termos e orações coordenadas assindéticas, além de ser fundamental para dar clareza às informações.
4) O "e" entre vírgulas: o "e" vai aparecer entre vírgulas quando houver duas orações com sujeitos diferentes e uma oração intercalada. O mundo parecia dolorosamente complicado para Sally, e, pelo que se podia observar, sua irmã Victoria vivia em outro planeta.
Observe este outro caso de mudança de sentido, apenas alterando o emprego das vírgulas: ... A oração "que fizeram greve" aparece agora entre vírgulas e, como vimos no artigo anterior, isso ocorre quando essa informação é acessória, está 'a mais' e pode ser tirada, sem prejuízo da informação principal.
sinal de pontuação (,) indicativo de pausa ligeira, usado com diversas finalidades: isolar o vocativo, intercalar orações subordinadas adverbiais numa frase, separar elementos repetidos, etc.
A vírgula é um sinal de pontuação que exerce 3 funções básicas: marcar as pausas e as inflexões da voz na leitura; enfatizar e/ou separar expressões e orações; e esclarecer o significado da frase, afastando qualquer ambiguidade.