Embora o objetivo seja dominar o rival, algumas técnicas são proibidas: golpes baixos, estrangulamentos, puxões de cabelo, dedo no olho são punidos com a desclassificação. O esporte busca combinar a força física com a estratégia de combate. As lutas são disputadas em dois períodos de três minutos cada.
A área de combate é um tapete quadrado de 8 metros de lado com no máximo 10 centímetros de espessura, situado no centro de uma plataforma de 12 por 12 metros e de 0,90 a 1,10 metro de altura.
A pontuação pode ser de um a cinco pontos, dependendo do golpe executado. Por exemplo: Toda a vez que um lutador derrubar seu adversário e ficar por cima dele, receberá um ponto. É possível receber dois pontos por colocar o adversário em posição de risco, com as costas para baixo, sem encostar no tapete.
Regras principais e objetivos: - A luta deve ocorrer apenas na área do círculo azul escuro do tapete. O anel laranja é considerado uma área de "passividade" em que não pode ocorrer a luta. Quando os lutadores vão para a área laranja o árbitro interrompe a luta, recomeçando-a a seguir no centro do círculo azul.
O objetivo da luta livre é jogar o oponente no chão e imobilizar suas costas no chão, chamado de "encostamento". Não se podem usar golpes traumáticos (socos e chutes), mas primariamente envolve grappling: a luta agarrada com técnicas de clinch, arremessos, controle e derrubadas.
A diferença entre as duas, porém, é muito simples de ser entendida. Os praticantes de greco-romana não podem utilizar as pernas para aplicar os golpes, enquanto o estilo livre permite o uso dos membros inferiores. ... O golpe é caracterizado quando o lutador consegue fixar os ombros do adversário no chão.
A greco-romana difere da livre por um aspecto simples: na primeira só se pode usar os braços e o tronco, enquanto na segunda o uso das pernas também é permitido. Nas duas, porém, o objetivo é imobilizar o adversário de costas para o chão. Golpes baixos, estrangulamento, dedo no olho e puxões de cabelo são proibidos.
Hoje em dia, a Rússia é o país dominante no wrestling mundial, especialmente no estilo greco-romano. Mas os Estados Unidos estão perto da Rússia, em termos técnicos, no estilo-livre. Outros países que produzem grandes campeões, são: Irã, Turquia e Mongólia.