Quando usar a palavra cuja?

Quando usar a palavra cuja? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação.

Quando usar a palavra cuja?

É um pronome relativo que serve para criar uma relação de posse. Sempre acompanha o substantivo. Aparece na frase como adjunto adnominal ou complemento nominal. Caso a palavra seguinte seja feminina ou esteja no plural, deve-se utilizar as variações (cuja, cujas ou cujos).

Quando usar cujo cuja cujos e cujas?

Embora comum, é errado usar artigos definidos depois do pronome. Os artigos devem ser unidos ao "cujo": cujo + o = cujo / cujo + a = cuja / cujo +os = cujos / cujo + as = cujas. Cuidado também quando o verbo seguinte ao "cujo" for regido por preposição, pois ela não pode ser omitida.

Quando usar cujo no plural?

O pronome cujo concorda em gênero e número com o termo posterior, ou seja, com a coisa possuída.

  • Masculino singular: cujo livro.
  • Masculino plural: cujos livros.
  • Feminino singular: cuja revista.
  • Feminino plural: cujas revistas.
  • Quais quando usar?

    "Do qual" é o resultado da junção da preposição "de" com o artigo masculino "o" e o pronome "qual". Ele é utilizado quando o verbo da oração é transitivo indireto e pede por essa preposição. Exemplo: Este é o filme do qual eu falei. Neste caso, o verbo "falar" pede a preposição "de": falei de que/quem?

    Quando se usa em antes de cujo?

    Regra 3 Os pronomes cujo e cuja serão antecedidos de preposição quando o verbo exigir. Exemplos: – A lei Maria da Penha, de cuja formulação participaram juristas, foi considerada um avanço… O verbo participar é transitivo indireto, pois quem participa, participa de algo.

    O que substitui a palavra cujo?

    1 de que, das quais, da qual, de quem, do qual, dos quais. Dito-cujo: 2 fulano, dito-cujo, cara, indivíduo, pessoa, sujeito, tipo.