Luiza Nagib Eluf* O novo Código Civil, que entrou em vigor em 11 de janeiro de 2003, alterou a idade de referência para a maioridade, determinando que "a menoridade cessa aos 18 anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil" (art.
Maioridade é a idade mínima estabelecida por lei que determina quando um indivíduo passa a ser responsável por seus atos, tendo também obrigações e direitos civis completos.
As expressões maior de idade e menor de idade são as formas mais corretas e cultas de indicar pessoas que já atingiram ou que ainda não atingiram a maioridade. ... maior de idade; maior; de maior.
A maioridade civil é conceituada como o marco onde a pessoa passará a responder por si própria e pelos seus atos praticados. A partir dela, será possível realizar todos os negócios jurídicos sem a necessidade de representação ou assistência. ... Com os 18 se atinge a maioridade civil, capacidade civil plena.
Não existe diferença entre a maioridade civil do homem e a da mulher. Ambos a atingem aos 18 anos completos.
Com o advento do novo Código Civil (Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002), a maioridade plena passa a ser de 18 anos completos. Já o Código anterior, de 1916, delimitava-a em 21 anos. O Código revogado é datado de século anterior.
Para muitos adolescentes não basta completar 18 anos, afinal em muitos países do mundo, somente após os 21 anos você é considerado dentro da maioridade. Essa idade também é um símbolo da passagem da adolescência para a vida adulta, por isso é tão importante celebrar e comemorar essa idade especial.
No português culto, quem ainda não atingiu a maioridade é chamado "menor de idade" – ou apenas "menor", forma abreviada que, a depender do contexto, pode ser suficiente para transmitir a mensagem desejada.
O sinal "maior que" é >. Assim, 9>7 é lido como '9 é maior que 7'. O sinal "menor que" é