Clínica é toda atividade de Medicina, e por extensão, de outros profissionais da área da saúde, atividades estas que envolvem cuidado, promoção de saúde, prevenção e/ou terapia pós dano ou pós adoecimento, envolvendo escuta, diagnóstico e orientação/tratamento.
Uma série de acontecimentos dados num certo momento.
O termo "clínico" provém do grego klinikós e tem como elemento de composição klíno, inclinar, ou klíne, leito1. A imagem do médico inclinado sobre o paciente, exa- minando-o, é muito familiar para a maioria das pessoas. Por extensão, seria possível entender que "Clínica" designa a prática da medicina à beira do leito.
A Clínica Médica, também conhecida como medicina interna, é uma especialidade da medicina responsável pelo atendimento de todas as doenças não cirúrgicas em um adulto. Ou seja, a área engloba todas as áreas não cirúrgicas, sendo subdividida em várias outras especialidades.
O consultório, como o próprio nome já diz, serve principalmente para consultas. Trata-se de uma sala onde o médico examina o paciente, escuta seus sintomas, pede e analisa exames complementares e dá o diagnóstico. Já as clínicas são mais abrangentes, o que exige uma infraestrutura maior.
quadro clínico [ Medicina ] Conjunto dos sintomas que um paciente apresenta.
Descrição do caso: Na descrição do caso siga as regras básicas da comunicação médica; descreva sequencialmente a história, o exame físico, os exames complementares de diagnóstico e a evolução do doente. O objectivo é ser completo sem obscurecer o caso com pormenores irrelevantes.
O que é Clínica: Estabelecimento físico e particular, onde tratam-se de doentes. A clínica pode ser composta por médicos, onde se tem o conceito de clínica médica, ou por diversos outros profissionais que tem como objetivo o cuidado da saúde, esta última denomina-se clínica interdiciplinar.
clínico
A Clínica Médica é a especialidade da Medicina focada no diagnóstico e tratamento clínico das patologias em adultos, ou seja, sem cirurgia.