Por esse motivo, dizemos que a quantidade de átomos antes da reação (reagentes) deve ser igual ao número de átomos no final (produtos), respeitando a Lei de Lavoisier. Quando isso ocorre, a equação química está balanceada.
O balanceamento de equações químicas consiste em ajustar os coeficientes de modo que o número de átomos de cada elemento na equação química seja conservado. Isto é, o número de átomos de um determinado elemento é o mesmo no reagente e no produto.
Os números que antecedem o elemento químico são chamado de coeficientes estequiométricos, eles correspondem a quantidade de cada componente da reação. Na equação da água, os coeficientes são igual a 1 (exclusivamente esse número fica oculto).
Baseia-se nas variações dos números de oxidação dos átomos envolvidos de modo a igualar o número de elétrons cedidos com o número de elétrons ganhos. ... Assim, o número obtido pela multiplicação da variação de Nox do ferro pela sua atomicidade deve ser atribuído como o coeficiente estequiométrico da molécula de CO.
Método algébrico Esse método de balanceamento utiliza equações, onde sua resolução indica os coeficientes estequiométricos da reação. Escrevemos uma equação para cada elemento químico igualando sua quantidade total de átomos presentes no reagente e no produto.
Para fazer o acerto dos coeficientes das reações químicas, utilizamos o método das tentativas, que consiste apenas em contar o número de átomos dos reagentes e dos produtos. Para facilitar, podemos começar acertando os metais. Em seguida os ametais, depois oxigênio e por último o hidrogênio.
02- A Lei de Lavoisier da conservação das massas diz, "numa reação química feita em recipiente fechado, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos". Atualmente, essa lei é mais conhecida como: "Na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma."
O balanceamento é feito transpondo o índice do hidrogênio no reagente e usando-o como coeficiente no produto que tem átomos desse elemento. Como no produto tem-se 2 átomos de hidrogênio, inserimos um número como coeficiente que multiplicado por 2 obtém-se como resultado 8 átomos de hidrogênio, por isso escolhemos o 4.
Balancear uma equação química significa acertar os coeficientes estequiométricos (menores números inteiros e positivos que aparecem antes das substâncias nas equações) para que a quantidade de átomos de cada elemento seja igual nos dois lados da equação, isto é, nos reagentes (primeiro membro) e nos produtos (segundo ...
Índice – São razões entre duas grandes tais que uma não inclui a outra. Coeficiente – São razões entre o número de ocorrência e o número total.