Substância basófila existente sob a forma de grânulos no núcleo de todas as células vivas. É essencialmente constituída por ácido desoxirribonucleico (ADN) e proteínas básicas (histonas protaminas).
Em citologia, cromatina é o complexo de DNA (RNA) e proteínas que se encontram dentro do núcleo celular nas células eucarióticas. Os ácidos nucléicos encontram-se geralmente na forma de dupla-hélice. ... Numa célula eucariótica, quase todo o DNA está compactado na cromatina.
A cromatina é um filamento de DNA muito longo e muito fino, localizado no núcleo da célula interfásica (não em divisão). ... O cromossomo é a cromatina enroladinha, pronto a ser duplicado na fase S da interfase para a divisão celular.
A cromatina é formada por uma única e longa molécula de DNA associada a várias moléculas de proteínas (histonas). ... Há 2 tipos de cromatina: a eucromatina, região com DNA ativo, que pode expressar proteínas e enzimas e a heterocromatina, região com DNA inativo, que parece ter funções estruturais durante o ciclo celular.
O nucléolo é uma das mais importantes organelas presentes no núcleo das células eucariontes. No nucléolo das células são produzidos os RNA's ribossômicos. Portanto, a função mais importante dessas estruturas é auxiliar na produção de RNA.
Nucléolo e Cromatina A cromatina é formada por moléculas de DNA que estão associadas às proteínas histonas. Trata-se de uma região celular que atua como organizadora do nucléolo.
→ Cromátides Os cromossomos são constituídos por dois filamentos unidos pelo centrômero. Cada um desses filamentos é denominado de cromátide. As duas cromátides encontradas em um cromossomo duplicado (a duplicação ocorre durante a interfase na divisão celular) são denominadas de cromátides-irmãs.
A cromatina corresponde a um longo e fino filamento de DNA, encontrado durante a interfase, fase em que a célula não encontra-se em divisão. ... O cromossomo é a cromatina "enrolada" sobre si mesma, tomando a forma espiralizada e condensada, quando a célula entra em divisão.
A condensação ocorre quando a célula está próxima de se dividir. Quando a cromatina se condensa, pode-se ver claramente que o DNA eucariótico não é apenas um filamento longo. Na verdade, ele é partido em pedaços lineares e avulsos chamados cromossomos.