O termo Assistive Technology, traduzido no Brasil como Tecnologia Assistiva, foi criado em 1988 como importante elemento jurídico dentro da legislação norte-americana conhecida como Public Law 100-407 e foi renovado em 1998 como Assistive Technology Act de 19-394, S. 2432).
Classificação HEART – orientada para os conhecimentos e que organiza esses conhecimentos sobre TA em componentes técnicos, componentes humanos e componentes sociais.
"Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando ...
É comum autores classificarem as tecnologias assistivas em algumas categorias, que são:
Quando então a tecnologia pode ser considerada Assistiva no contexto educacional? ... Dizemos que é tecnologia assistiva quando percebemos que retirando o apoio dado pelo recurso, o aluno fica dificuldades de realizar a tarefa e está excluído da participação.
O tema da tecnologia assistiva nasceu associado à ideia de reabilitação e era inicialmente vinculado à prática de profissionais da saúde. ... A tecnologia assistiva envolve hoje várias áreas do conhecimento tais como a saúde, a reabilitação, a educação, o design, a arquitetura, a engenharia, a informática, entre outras.
Devemos diferenciar a TA de outras tecnologias como as aplicadas na área médica e de reabilitação. ... São equipamentos utilizados no diagnóstico de saúde, no tratamento de doenças ou na atividade específica de reabilitação, como melhorar a força muscular de um indivíduo, sua amplitude de movimentos ou equilíbrio.
Jean Piaget Essa afirmação é expressão da ideia sobre diversidade de um grande precursor dos estudos de TA, cujo nome é: a ) Jean Piaget.
O objetivo da Tecnologia Assistiva é proporcionar ás pessoas com necessidades especiais, melhor qualidade de vida, maior independência e uma inclusão social com maior mobilidade, melhor ampliação da comunicação, controle dos seus desejos e sentimentos, melhor aprendizado, integração familiar e na sociedade.
Aplicativo de videoconferência, uma tecnologia assistiva para surdos. A internet, as redes sociais, os aplicativos de videoconferência, o intérprete virtual… Todos são muito bem-vindos!