No Brasil, em Espanha e em Portugal, acredita-se que o canto do galo fora de horas (antes ou à meia-noite) é mau augúrio: alguém da casa, ou vizinho, vai morrer.
Representa, ainda colaboradores que assumem compromissos, metas, mas não realizam, e inventam desculpas, por exemplo, alegando que o mercado está em crise, que a economia está ruim, agindo como galo que canta às 10 que, se falasse, diria que o sol nasceu mais tarde por causa do tempo que estava para chuva, por isso se ...
[Informal] Expressão que se usa para salientar que determinados casos ou estados podem ser diferentes mediante alteração das condições que estão na sua origem ou mediante ocorrência de novos factos (ex.: se o jogador tivesse sido expulso, outro galo cantaria).
Apesar de parecer muito cedo para os humanos, o horário que os galos cantam, antes mesmo das fêmeas deixarem os ninhos em busca de alimento, entre 03h e 05h, é o horário normal de despertar para esses animais, já que são aves que possuem hábitos diurnos, que dormem e acordam cedo.
"A primeira atividade diária dos galos é a de cantar. Eles cantam não para nos acordar, mas para demarcar território e indicar que quem manda naquele espaço é ele", salienta. Ou seja, como os galos são animais territorialistas, o canto antes do amanhecer serve para que ele demarque seu território.
Durante a noite, limite a exposição do galo a estímulos. O canto é mais incômodo a você e seus vizinhos durante a noite. Quando um galo pode vagar livremente à noite, ou vive em um galinheiro com área aberta, ele fica exposto a estímulos que provavelmente o farão cantar.