Um corpo é considerado eletricamente carregado, ou eletrizado, quando possui excesso de prótons ou elétrons. ... positivamente: quando o corpo perde elétrons e fica com excesso de prótons; negativamente: quando o corpo ganha elétrons e fica com excesso de cargas negativas.
Mas nem todo corpo é carregado eletricamente. Um corpo que tenha a mesma quantidade de prótons e elétrons apresenta a mesma quantidade de carga elétrica positiva e negativa. Isso o torna neutro. ... Um corpo se torna eletrizado quando seus átomos tiverem uma quantidade de elétrons maior ou menor que a de prótons.
Eletrização é o processo de tornar um corpo eletricamente neutro em um corpo eletricamente carregado. Corpos neutros são aqueles que apresentam a mesma quantidade de prótons e elétrons, uma vez que essas são as partículas subatômicas dotadas de carga elétrica.
Quando um corpo está eletrizado, ele possui uma carga elétrica, já quando não se encontra eletrizado ele está neutro ou descarregado.
Um corpo estará eletrizado positivamente ou com cargas positivas quando estiver com "falta de elétrons" - o número total de prótons supera o de elétrons e, assim, o corpo fica com carga positiva. Um corpo estará eletrizado negativamente ou com cargas negativas quando ele apresentar "excesso de elétrons".
Por Contato – Quando um condutor eletrizado é colocado em contato com outro, ambos ficam eletrizados com cargas de mesmo sinal. Ligação Terra – Se um corpo eletrizado é ligado a outro neutro, de dimensões sensivelmente maiores, se estabelece a Ligação Terra e, nesse caso, o corpo eletrizado se descarrega totalmente.
Obs – Todo corpo eletrizado sempre atrai um corpo neutro, devido a Indução Eletrostática. Conservação da Carga Elétrica - Em um sistema eletricamente isolado, a soma algébrica das cargas positivas e negativas é constante. Um corpo é dito isolante quando as cargas elétricas, que nele surgem, ficam na mesma região.