A luz acesa pode indicar defeito na bomba de óleo, por exemplo, o que deixa o motor sem a lubrificação correta. Ela pode ligar quando há defeitos no filtro, sensores e no pescador. Pode acontecer dela ficar piscando. Isso também não é normal.
Se a luz pisca com o carro parado e o motor em marcha lenta, ou andando muito devagar em baixas rotações, o problema é de faltar pressão de lubrificação. Neste caso, a luz está alertando para que o carro seja levado imediatamente à oficina pois tem um problema grave que pode fundir o motor.
A única forma é desmontando a peça e fazendo o teste diretamente nela. Para isso, é necessário simular seu funcionamento com a ajuda de um recipiente com óleo. Isso vai possibilitar descobrir se a bomba está movendo o óleo quando é acionada. Caso a peça não responda positivamente, ela deverá ser trocada.
Deve haver duas pequenas marcas na ponta da vareta, uma correspondente ao nível máximo de óleo, e a outra, ao nível mínimo. A marcação do nível mínimo é a mais próxima da ponta. Em um carro com a quantidade correta de óleo, cujo motor está frio, o nível na vareta deve estar na metade da distância entre as duas marcas.
A luz de nível de óleo do motor é uma luz de advertência acionada por um dispositivo flutuante dentro do cárter, parte inferior do motor que acumula o óleo lubrificante. Quando o nível de óleo fica mais baixo do que deveria, um interruptor elétrico dentro do flutuador dispara a luz de nível de óleo.
Então, se a luz se acende, uma das possibilidades é de falta de óleo, que se resolve completando o nível. ... Pode ser um defeito (ou entupimento) da bomba de óleo, ou do próprio óleo que ficou muito grosso (borra), ou do excesso de folga entre partes móveis (bronzinas e eixo, por exemplo).
O primeiro sinal é quando o painel de luz acende. Quando isso acontece, é muito provável que o problema esteja na bomba de óleo. Além da luz do painel acesa, o motor do carro também começa a fazer um barulho de "batimento".