A amilase elevada, além da pancreatite, sinaliza as seguintes doenças: apendicite, caxumba, cetoacidose diabética, insuficiência renal, úlcera perfurada, entre outras. Já quando a taxa da enzima no organismo é baixa, quer dizer que as células produtoras da amilase pancreática estão sendo destruídas.
Outras causas de aumentos da amilase incluem: pancreatite crônica, parotidites e outras afecções das glândulas salivares, pseudocisto pancreático, abscesso pancreático, cirrose hepática, trauma abdominal, insuficiência renal, apendicite, doenças do trato biliar, queimaduras, obstrução ou infarto intestinal, gravidez, ...
O Exame Amilase é usado para avaliar a amilase, presente na saliva e pâncreas. Este exame ajuda no diagnóstico de: Pancreatite aguda. Insuficiência renal.
O valor de referência da amilase varia de acordo com o laboratório e técnica utilizada para realização do exame, podendo ser entre U/L de sangue em pessoas com menos de 60 anos e até 151 U/L de sangue para pessoas com mais de 60 anos.
A medida da amilase no sangue é usada, com frequência, junto com a dosagem de lipase, para o diagnóstico e o acompanhamento de pancreatites e de outras doenças pancreáticas. Podem ser pedidas também a dosagem de amilase na urina e a depuração da creatinina. Em alguns casos, a amilase é medida no líquido peritonial.
A amilase sérica discretamente baixa e de forma isolada é um achado bastante inespecífico e provavelmente sem nenhum significado clínico. A pancreatite crônica ou insuficiência pancreática cursa com perda de peso, diarreia, dor abdominal e outros sintomas.
A principal causa de lipase alta é a pancreatite aguda, em que os níveis de lipase podem ficar até 10 vezes mais altos que o normal, podendo elevar até 8 horas após uma crise de pancreatite e permanecer alta até 14 dias após a crise.
Os valores de referência do exame de amilase no adulto variam entre unidades/litro. A amilase alta pode ser um sinal de inflamação ou doença no pâncreas ou nas glândulas salivares. Valores baixos de amilase podem indicar insuficiência pancreática ou doenças graves no fígado.
A saliva contém a enzima alfa-amilase, conhecida antigamente como ptialina, cuja função é iniciar na boca a digestão do amido.
O valor de referência da lipase é até 60U/L, sendo o exame considerado normal quando o resultado é inferior a esse valor de referência.