Lipemia. Amostras lipêmicas acusam o excesso de lipídios ou gorduras na corrente sanguínea. Esse fenômeno faz com que o plasma ou soro apareça turvo ou leitoso, interferindo principalmente em testes que usam sistemas ópticos de leitura.
O termo lipemia pós-prandial se refere a uma série de eventos metabólicos relacionados ao aumento na concentração de lipoproteínas (LP) ricas em triglicérides (TG) - quilomícrons (Qm) e seus remanescentes, lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL) e seus remanescentes - ocorrida após a ingestão de gorduras.
A lipemia torna a amostra mais turva, esbranquiçada e pode gerar leituras e resultados errôneos (para mais ou para menos). Além disso, a lipemia pode favorecer a hemólise, que é a ruptura das hemácias ou glóbulos vermelhos, pois causa aumento da fragilidade da membrana dessas células.
A hiperlipidemia pós-prandial torna o soro lipêmico, ou seja, com aspecto branco a róseo leitoso, o que interfere na análise laboratorial de vários exames dosados na rotina. Os triglicerídeos respondem pela maior parte da hiperlipidemia, mas o colesterol também pode estar aumentado.
Fluoreto de sódio: similar ao citrato, sendo recomendado especificamente para a dosagem de glicose e/ou lactato, pois inibe o processo de glicólise que ocorre nas hemácias, mantendo os níveis in vitro destes metabólitos por mais tempo.
A urina turva é comum e normalmente acontece devido à grande quantidade e muco na urina, o que pode ser devido à contaminação da amostra, desidratação ou uso de suplementos.
A lipemia é causada pela presença de grande quantidade de lipídeos no sangue. Que pode ocorrer pelo aumento dos Triglicerídeos, uso de algum tipo de medicação ou a falta do jejum adequado. Pode ser identificada a olho nu pela observação do aspecto turvo (leitoso) do soro ou plasma.
As triglicérides, assim como o colesterol, são gorduras presentes no sangue. Os triglicerídeos compõem a molécula do VLDL, que é o colesterol de muito baixa densidade e, portanto, contribuem para os níveis de colesterol total.
"A lipemia ocorre quando o soro ou plasma estão turvos e leitosos, ao invés de límpidos e de cor amarelo-clara.
Hemólise é o processo no qual ocorre o rompimento da membrana das hemácias e o consequente lançamento no meio de hemoglobina e outras substâncias. A hemólise pode ocorrer no corpo humano ou durante o processamento do sangue.