Conjunto dos descendentes de Luso ou dos lusos. 4. Conjuntos dos feitos heróicos dos lusos, em especial à maneira do poema épico de Luís de Camões.
c) Qual o significado de Os Lusíadas para a literatura portuguesa? ... Resposta: Os Lusíadas é a maior epopeia já realizada em língua portuguesa. Ao narrar a viagem de Vasco da Gama para as Índias, a obra imortaliza o momento de maior glória vivido pelo país.
Presença de mitologia greco-latina - contracenando heróis mitológicos e heróis humanos. Epopeia porque é uma narração em verso de um facto histórico grandioso, de interesse para toda a Humanidade.
Os Lusíadas é uma obra-matriz que abre caminhos diversificados para outras leituras, estabelecendo permanentemente um diálogo intertextual e extratextual entre épocas e obras. Por outro lado, constitui por si só uma referência da identidade portuguesa no contexto literário universal.
Vasco da Gama Em Os Lusíadas, Vasco da Gama comanda a frota naval na conquista dos mares, mas é o povo português – cuja nação é escolhida por Deus – o verdadeiro herói da epopéia.
4 – Narração – A narração de Os Lusíadas compreende três ações principais: a viagem de Vasco da Gama às Índias, a narrativa da história de Portugal e as lutas e intervenções dos deuses do Olimpo. São, portanto, duas ações históricas e uma ação mitológica que se alternam e se interpenetram no poema.
é considerado o maior poeta renascentista português e uma das mais expressivas vozes de nossa língua. ... O estudo camoniano é de suma importância para a compreensão da língua portuguesa, pois Camões é considerado o divisor entre a época arcaica e moderna.
Para Camões o amor é "um fogo que arde sem se ver", e, por isso mesmo, deve ser pensado antes de ser sentido. Segundo o próprio poeta, o amor "é ferida que dói, e não se sente. É um contentamento descontente. É dor que desatina sem doer.
A epopeia, ou poema épico, é uma estrutura poética, do gênero narrativo. Em resumo, é uma história contada em versos em vez de prosa. Sua origem remonta à Antiguidade e tem o poeta Homero como seu principal nome. Esse tipo de narrativa é marcado por aventuras e heroísmo.
Em dez cantos, subdivididos em estrofes de oito versos, Os Lusíadas trata das viagens dos portugueses por "mares nunca dantes navegados". Uma das características da épica é a narração de episódios históricos ou lendários de heróis que possuem qualidade superior.