substantivo feminino Conjunto de disciplinas centradas no livro (bibliografia, bibliotecnia, história do livro, psicologia da leitura etc.).
O termo bibliologia tem diversas definições, todas relacionadas com o estudo da composição dos livros. ... No primeiro caso, pode-se dizer que a bibliologia consiste na ciência que estuda toda a história e composição dos livros.
Bibliologia é um dos campos de estudos da Teologia Sistemática que se ocupa do estudo da Bíblia, desde a sua origem, estrutura, formação, inspiração e história.
Como ciência geral do livro, a Bibliologia busca a universalidade do conhecimento humano e se relaciona com tudo o que diz respeito à arte de preservar a memória por meio de sinais manuscritos ou impressos e imagens.
Hamartiologia (do grego transliterado hamartia = erro, pecado + logós = estudo), como sugere o próprio nome, é a ciência que estuda o pecado e as suas origens e consequências, ou — se preferível — o estudo sistematizado daquele tema (pecado).
Segundo a tradição aceita pela maioria dos cristãos, a Bíblia foi escrita por cerca de 40 autores, entre 15 AEC para protestantes e 100 AEC, para os católicos (livros do Antigo Testamento) e entre EC (livros do Novo Testamento), totalizando um período de quase 1 600 anos.
A Teologia bíblica estuda a Bíblia e organiza as conclusões obtidas pela Teologia exegética (que usa técnicas como a exegese para interpretar a Bíblia) em várias divisões e áreas de estudo, com a finalidade de estudar e conhecer a evolução ou a história progressiva da Revelação de Deus à humanidade, desde da sua queda ...
A TEOLOGIA é estudo da fé e das religiões. O prefixo "teo", em grego, significa "Deus", e esta ciência humana analisa como as crenças influenciam culturas e sociedades, sob pontos de vistas e contextos históricos.
Pentateuco é uma expressão grega que significa "cinco rolos" ou livros. Compreende, na Bíblia sagrada, os cinco primeiros livros do Antigo Testamento: Génesis (origens), Êxodo (do Egito), Levítico (dos levitas, sacerdotes), Números (recenseamentos dos hebreus) e Deuteronómio ("segunda lei").
É o estudo de Deus no contexto atual e a evolução dos dogmas e dos pensamentos formados a respeito das doutrinas bíblicas no contexto que estamos inseridos.