O despotismo é considerado a forma mais simples de governo que já existiu. Nele, o poder é concentrado em um único governante arbitrário, o déspota (do grego despotes – senhor).
Despotismo é uma forma de governo onde todo o poder está concentrado em apenas um governante, de maneira isolada e arbitrária. O despotismo é praticado por um déspota; um indivíduo que utiliza de seu poder para tiranizar e oprimir os que não seguem as suas normas.
Explicação: No hino ele fala que nunca mais haverá um governo com poder absoluto para oprimir o povo.
Significado de Tirano substantivo masculino Senhor soberano e injusto; quem governa injusta e cruelmente, colocando sua vontade e autoridade acima da lei e da justiça.
Frederico II Os principais monarcas adeptos do despotismo esclarecido foram Frederico II (1712-17860), rei da Prússia; Marquês de Pombal (1699-1782), primeiro-ministro de Portugal; e Catharina, a grande (1762-1796), rainha da Rússia.
O despotismo esclarecido é uma expressão que designa uma forma de governar característica da Europa continental da segunda metade do século XVIII que, embora partilhasse com o absolutismo a exaltação do Estado e do poder do soberano, era animada pelos ideais de progresso, reforma e filantropia do Iluminismo, mas, por ...