Arte de ensinar com método os princípios de uma ciência ou as regras e preceitos de uma arte. 2. Ciência que estuda os métodos e técnicas para ensinar.
A didática é fundamental à docência e ao processo de ensino-aprendizagem. Uma ciência que tem por objeto específico e formal a direção do processo de ensinar, tendo em vista fins imediatos e remotos de eficiência instrutiva e formativa (Renzo Titone, 1974). ...
A disciplina de didática, foco principal desta pesquisa trata especificamente do processo de ensino, da maneira como ele ocorrerá, e fundamentará a Metodologia do Ensino, envolvendo desde o planejamento à avaliação da prática pedagógica.
A origem etimológica do termo didática procede do grego didaskein que significa instruir, ensinar. Foi introduzido pela primeira por Rat- ichius (1571l1635), no século XVI, como ciência reguladora do ensino.
Capaz de facilitar a aprendizagem ou próprio para ensinar: processos didáticos.
Ela favorece uma aprendizagem qualitativa, tendo em vista, focalizar sempre o melhor para os alunos e viabilizar facilidades no trabalho do professor, tornando suas ações seguras e precisas. Em suma, a didática é a disciplina que fundamenta a prática docente.
A Didática é de suma importância para a formação do professor, pois deve proporcionar o desenvolvimento de sua capacidade crítica e reflexiva, possibilitando que o professor faça uma análise de forma clara sobre a realidade do ensino, proporcionando situações em que o aluno construa seu próprio saber.
Didática é uma ramificação da pedagogia que tem como finalidade usar métodos e técnicas na aplicação de ensino. É uma forma prática que tem como base as teorias pedagógicas que analisam métodos convenientes para serem aplicadas e que contribuam no processo de aprendizagem do aluno.
A didática tem grande relevância no processo educativo de ensino e aprendizagem, pois ela auxilia o docente a desenvolver métodos que favoreça o desenvolvimento de habilidades cognoscitivas tornando mais fácil o processo de aprendizagem dos indivíduos.