Que ou quem crê na existência de vários deuses.
Politeísmo é a crença em muitos deuses ou sua adoração. Resulta de crenças em espíritos, demônios e forças sobrenaturais, definidas vagamente em crenças como o animismo, totemismo e culto aos ancestrais.
1 sinônimo da palavra politeísta: Principais sinônimos de politeísta: 1 pagão.
O termo Monoteísmo etimologicamente tem origem nas palavras gregas mónos = único, théos = deus. Os monoteístas seguem apenas uma religião e creem em uma única divindade. Ao contrário do Politeísmo, que acredita em vários deuses, o Monoteísmo defende a existência de um só deus criador de todo o universo.
adjetivo Semelhante ao homem; de aspecto ou aparência semelhante ao da espécie humana; antropomorfo. Com características humanas; que atribui a algo qualidades humanas. Relativo ao antropomorfismo, à forma de pensamento que atribui a Deus, aos deuses comportamentos e sentimentos humanos.
São exemplos de religiões politeístas as da antiga Grécia, Roma, Egito, Escandinávia, Ibéria, Ilhas Britânicas, África Ocidental (religiões africanas como a iorubá) e regiões eslavas, assim como as suas reconstruções modernas como a Wicca, Xamanismo, Druidismo, Dodecateísmo, Candomblé, e ainda o Xintoísmo.
2ª frase: muitos povos da Antiguidade eram politeístas. Podemos citar como exemplos: mesopotâmicos, romanos, cretenses, persas, hititas e cartagineses. Palavras derivadas: Politeísta (aquele que acredita em vários deuses) e politeístico (relativo ao politeísmo).
Diferença entre Politeísmo e Monoteísmo Ao contrário do politeísmo, o monoteísmo consiste na crença de apenas um único deus (ou "Deus", neste caso).
Os egípcios eram politeístas (acreditavam em vários deuses). De acordo com este povo, os deuses possuíam poderes específicos e atuavam na vida das pessoas. ... Os egípcios antigos faziam rituais e oferendas aos deuses. Era uma forma de conseguirem agradar aos deuses, conseguindo ajuda em suas vidas.