A ausência ou enfraquecimento do paladar é denominada ageusia , e os indivíduos que sofrem deste mal são agêusicos..
Paladar (agnosia gustativa): as pessoas não conseguem identificar sabores ainda que possam senti-los. Este tipo resulta de lesão no lobo temporal. Olfato (agnosia olfativa): como na agnosia gustativa, as pessoas não conseguem identificar odores, muito embora possam senti-los.
Há 3 tipos principais de agnosia: Agnosia visual. Agnosia auditiva. Agnosia tátil.
Agnosia é a incapacidade de identificar um objeto com o uso de um ou mais sentidos. O diagnóstico é clínico e geralmente inclui testes neuropsicológicos com imagem do encéfalo (TC, RM) para identificar a causa. O prognóstico depende da natureza e extensão da lesão e da idade do paciente.
A anosognosia é uma condição de nome difícil que se caracteriza pela negação e falta da consciência da própria doença.
Agnosia somatossensorial: dificuldade de identificar um objeto familiar que é colocado no lado do corpo oposto ao lado lesionado.
A perda da capacidade de reconhecer pode incluir objectos, pessoas, sons e formas. Uma pessoa com agnosia pode, por exemplo, ter visão normal e não ter capacidade de reconhecer objetos cotidianos, pessoas familiares ou mesmo sua própria imagem no espelho.
Agnosia, é um distúrbio da percepção, o paciente perde a capacidade de reconhecer estímulos visuais, auditivos ( sons, formas, rostos...) A pessoa vê, descreve o objeto mas não sabe para que é usado, tem pacientes que não reconhecem nem o rosto dos próprios familiares.
As pessoas com o problema enxergam, mas são incapazes de identificar rostos. Ou seja, veem olhos, nariz e boca, mas não reconhecem nem a si mesmos nem a seus interlocutores, gestos ou emoções.
A Prosopagnosia é uma doença que impede o reconhecimento das feições do rosto, que também pode ser conhecida como 'cegueira para feições'. Esta desordem, que afeta o sistema cognitivo visual, resulta na incapacidade para lembrar dos rostos de amigos, familiares ou conhecidos.