Significado de Aguardente substantivo feminino Bebida alcoólica, extraída da cana-de-açúcar, da cidra, do trigo, da batata etc.; cachaça.
Aguardente; Dessarte. O substantivo composto é originado de um substantivo simples, existindo dois processos linguísticos de composição.
O nome aguardente vem do latim acqua ardens. São os árabes, porém, que vão desenvolver os melhores equipamentos para a produção de bebidas destiladas, uma tecnologia que se espalha pelo mundo. Na Itália, dá origem à grappa, nas terras germânicas ao kirsch, na Escócia ao uísque e em Portugal à bagaceira.
Sendo assim, os árabes desenvolveram os primeiros equipamentos para destilação, os famosos alambiques, semelhantes aos utilizados até hoje. A partir daí a aguardente vai parar às mãos dos alquimistas que lhe atribuem propriedades místico-medicinais (Água da longevidade, elixir da longevidade).
É indicada no tratamento de ingestão de estômago, figado, baço afetado com congestão, derrame cerebral, paralisia facial como boca torta, perda de fala, paralisia nas pernas, braços e mãos que ficam com tremedeiras, dores de cabeça, enxaqueca, fastio e menopausa. MODO DE USAR: Tomar 1 colher de 3 vezes ao dia.
O aguardente ou a aguardente? É substantivo de gênero feminino. Por Exemplo: Esta aguardente é a melhor que encontramos no mercado.
A cachaça era um resíduo desprezado da cana de açúcar e utilizada pelos escravos no preparo da carne do porco do mato, uma espécie de porco selvagem consumido como alimento. Conhecido como cachaço (macho) e cachaça (fêmea), o porco acabou inspirando o nome da bebida."
Já a aguardente é o nome de qualquer bebida obtida a partir da fermentação e destilação de vegetais doces, podendo também ser de cana.