A disartria é a perda da capacidade de articular as palavras de forma normal. A fala pode ser espasmódica, com a respiração interrompida, irregular, imprecisa ou monótona mas as pessoas podem compreender a linguagem e usá-la corretamente.
A disartria que progrediu para uma perda total da fala é denominada anartria. A lesão neurológica devida a danos no sistema nervoso central ou periférico pode resultar em fraqueza, paralisia ou falta de coordenação do sistema de fala motora, produzindo disartria.
Existem diversos tipos de Disartria:
É um transtorno neurológico motor de fala caracterizada pela lentidão, fraqueza, imprecisão e incoordenação dos movimentos dos músculos da fala (falhas nos mecanismos de EXECUÇÃO da fala, diferente por exemplo, da Apraxia que afeta o planejamento e/ou programação dos movimentos de fala).
Disartria é uma alteração da fala, geralmente, provocada por um distúrbio neurológico, como um AVC, paralisia cerebral, doença de Parkinson, miastenia gravis ou esclerose lateral amiotrófica, por exemplo.
substantivo feminino [Medicina] Sensibilidade tátil reduzida, abaixo dos limites considerados normais; hipestesia, hipossensibilidade.
Dislalia – Distúrbio benigno da linguagem caracterizado por omissões ou substituições errôneas de consoantes. É a típica conversa do personagem Cebolinha. Bons resultados com fonoterapia. Disartria – Articulação inapropriada das palavras.
Disartria hipocinética: há uma voz rouca, soprosa e trêmula, com imprecisão na articulação, havendo também alteração na velocidade da fala e tremor de lábio e língua.
Para contextualizar a necessidade de intervenções nessa área, cabe destacar que a disartria é um distúrbio de fala, de origem neurogênica, ou seja, resultado de uma lesão no mecanismo nervoso (central e/ou periférico), que regula os movimentos da fala, caracterizado por fraqueza, lentidão, imprecisão, além de afetar a ...
Já a afasia sensorial ou receptiva está relacionada a problemas de compreensão da fala/linguagem. ... Tanto a apraxia da fala quanto a disartria são desordens motoras da fala, mas cada uma pode ser representada por diferentes níveis da perda da produção da fala.