As infâncias precisam ser compreendidas como uma etapa da vida em si, e não a preparação para algo futuro. No Brasil, esta etapa de vida é compreendida como o período entre o nascimento e a adolescência, por volta dos 12 anos. ...
Uma criança é um ser humano que ainda não chegou à fase da puberdade. É portanto uma pessoa que está na infância e que ainda tem poucos anos de vida. Por exemplo, no Brasil um menino ou menina é considerado como criança até seus 12 anos, a partir dessa idade já é um adolescente. ...
O filme encerra com a frase "Ser criança não significa ter infância". Ela remete- nos a pensar que aquela época ideal, feliz, isenta de obrigações é cada vez mais utópica e que este tempo diferenciado está sendo invadido por valores pertencentes a um tempo que, se essa diferenciação persistisse, seria posterior.
A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
O conceito de brincar está internamente relacionado com a diversão, a exploração, a imaginação, a aprendizagem e a criatividade. ... Segundo Dallabona & Mendes (2004), a infância é vista como a idade das brincadeiras, e que através delas as crianças demonstram e expressam os seus gostos, interesses e desejos sobre algo.
A Invenção da Infância (2000) é um documentário de Liliana Sulzbach, em que se aborda a diferença substancial entre o conceito de infância, e também o acesso à "infância", à luz das diferentes condições de vida que a sociedade brasileira apresentava à época de seu lançamento.
5567). Todas as crianças precisam das coisas básicas da vida, como se alimentar, se aquecer, ter um abrigo e roupas para se vestir. Mas elas também precisam se sentir amadas e seguras. Ao dar às nossas crianças todas as coisas que elas precisam, nós as ajudamos a se sentirem seguras, fortes e a prosperarem na vida.