Olhos lacrimejando, lacrimejantes ou epífora são tudo expressões para designar a condição em que o doente sente uma abundância invulgar de lágrimas (olhos sempre a lacrimejar). Este problema pode dever-se a uma produção de lágrimas excessiva, a inflamação dos olhos ou à drenagem inadequada das lágrimas.
Se você sente seus olhos lacrimejando muito e constantemente quer dizer que a produção de lágrima está excessiva e a causa pode ser, por exemplo, uma inflamação nos olhos ou então pela drenagem inadequada das lágrimas. Muitas das vezes os olhos lacrimejando podem ser uma condição temporária.
As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar os verbos lacrimejar ou lagrimejar sempre que quisermos referir o ato de verter lágrimas, chorar, choramingar e lamentar.
Os olhos lacrimejando, ardendo e até avermelhados. Isso acontece devido a uma irritação por fadiga. Ou seja, eles estão sendo usados em excesso e começam a responder ao cansaço. Nesses casos, a melhor coisa a se fazer é descansar os olhos e deixar o trabalho para depois.
A epífora é um sinal clínico ou condição dada pelo excesso de produção de lágrimas ou uma drenagem insuficiente delas, o que faz com que elas escorram por um ou ambos os lados do rosto, ao invés de pelo sistema nasolacrimal, como normalmente acontece.
A epífora é uma perda ou alteração da drenagem normal das lágrimas pelas vias lacrimais, geralmente em consequência de um processo inflamatório ou obstrutivo.
O gato lacrimejar não é algo esperado e, por isso, quando essa situação acontece, é preciso ter atenção. O excesso de produção de lágrimas pode indicar incômodos no local que podem ser causados por um simples pelo que entrou em seu olho ou por algo mais grave, como uma úlcera de córnea.
Olho do cachorro lacrimejando: o que fazer? Se o seu cachorro está com algum tipo de irritação, secreção excessiva ou demonstrando algum tipo de desconforto nos olhos, você deve levá-lo ao médico veterinário imediatamente.