Não matar (do inglês: nonkilling) faz referência a sociedades humanas nas quais a morte intencional, ameaças de morte e condições que levem ao matar estejam ausentes. Assim como "não-violência", o conceito faz referência não a uma negação senão a uma afirmação.
Qual o segundo maior mandamento da Bíblia?
Amarás ao teu próximo como a ti mesmo
Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.» (Deuteronômio 6:4-5), antes de proclamar também o segundo mandamento, «Amarás ao teu próximo como a ti mesmo» (Mateus 22:39) (uma referência a «amarás o teu próximo como a ti mesmo» (Levítico 19:18).
Por que não tomar o nome de Deus em vão?
E o que isso significa? Começo minha resposta lembrando que o mandamento de não tomar o nome de Deus em vão segue o mandamento de não fazer imagens divinas. Isso porque uma coisa é, de certa forma, continuação da outra. O terceiro mandamento ensina que as pessoas não podem tomar algo sagrado e usá-lo de forma indevida ("em vão").
Por que o nome de Cristo está tomando em vão?
Aqueles que nomeiam o nome de Cristo, que oram em Seu nome e que tomam o Seu nome como parte de sua identidade, mas que deliberadamente e continuamente desobedecem aos Seus mandamentos, estão tomando o Seu nome em vão.
Como fazer o uso do nome de Deus?
O uso do nome de Deus deve ser feito para bendizê-lo, louvá-lo e glorificá-lo. "Diante do nome do Senhor todo joelho se dobra em silêncio e adoração. A meu ver, esse é o modo mais correto de tratar e se relacionar com o mistério eterno transcendente e fascinante, o Deus Uno e Trino, amor e bondade inefável", disse.
Por que o nome de Deus é grande?
Questionado sobre esse assunto, padre Joaquim lembra as palavras de Santo Agostinho que diz: "o nome de Deus é grande lá onde for pronunciado com o respeito devido à sua grandeza e à sua majestade. O nome de Deus é Santo lá onde for pronunciado com temor de ofendê-lo".