O tratamento das varizes pélvicas pode ser realizado com o uso de medicações para controle dos sintomas, mas em algumas situações torna-se necessário o tratamento endovascular, com embolização. O procedimento é realizado em hospital, com anestesia local ou com sedação leve.
As varizes pélvicas normalmente não são perigosas, no entanto, existe um risco muito reduzido de formação de coágulos no interiores dessas veias, que podem ser transportados até ao pulmão e causar uma embolia pulmonar, uma situação bastante grave que deve ser tratada o mais rápido possível no hospital.
Os sintomas das varizes pélvicas costumam variar a cada paciente, no entanto, os mais comuns são:
Os especialistas explicam que a doença é caracterizada por vasos ou veias dilatados próximos ao útero, ovários e trompas, que atrapalham o retorno venoso, inflamam e causam dores intensas. O quadro pode causar dores durante e após o ato sexual e também quando está próximo ao período menstrual.
As varizes vulvares, se forem excessivamente aumentadas, podem impedir a realização de um parto normal. Ao realizar o pré-natal corretamente, você será orientada pelo médico sobre o tipo de parto indicado para o seu caso.
Varizes não comprometem gestação "De forma geral, as varizes não comprometem o processo de gestação. Elas podem causar complicações à mãe (flebite, varicorragia, úlceras) e apenas em situações extremas e muito raras colocariam em risco a vida do feto também.
Como o médico diagnostica a flebite ? O diagnóstico é eminentemente clínico, partindo dos sintomas e do exame físico. Alguns casos, contudo, podem exigir exames complementares a serem determinados pelo médico. A ultrassonografia ajuda a diagnosticar os coágulos que bloqueiam o fluxo sanguíneo.
Para as varizes, as medicações venotonicas podem ajudar. Mas assim que cessar o uso destas medicações, a dor e incômodo na relação poderão voltar. O melhor tratamento para as varizes pélvicas é a embolização.
A trombose venosa profunda (TVP) é a formação de um coágulo de sangue, chamado de trombo, dentro de uma veia ou artéria. É uma condição que acontece com mais frequência nas veias das pernas e da pelve.