Parasitas como o Ancylostoma duodenal e Necatur americanus podem penetrar na pele ou serem adquiridas pela ingestão oral de larvas presentes na água ou em alimentos contaminados. Nos intestinos, liberam uma substância que estimula o sangramento, para se alimentarem dele.
Geofagia é uma prática de comer substâncias terrestres (como argila), frequentemente para melhorar uma nutrição deficiente em minerais. Enquanto é mais frequente em sociedades rurais ou preindustriais em mulheres grávidas, ocorre também em crianças e como um distúrbio psicológico na alimentação.
Comer terra e outras substâncias que não são alimentos podem causar distúrbios no estômago, no fígado, nos rins, nos intestinos, além de infecções e infestações por vermes.
A causa específica da picamalácia é desconhecida. Existem diversas teorias sobre como ela surge, entre elas considera-se o aspecto emocional, e deficiência de ferro e zinco. Na gestação, há aumento das necessidades nutricionais para suprir o crescimento e desenvolvimento do feto.
Tem varios motivos. Isto ocorre devido a anemia, carência nutricional ou verminose. Geralmente crianças que sentem vontade de comer terra, ou mesmo pedacinhos de tijolo ou barro, sofrem de anemia ferro priva ou verminoses.
De acordo com uma pesquisa que gera hipóteses sobre nossos hábitos higiênicos, comer terra faz bem para você. Na verdade, aquelas "milhares de bactérias, vírus e vermes que adentram seu corpo ajudam a desenvolver um sistema imunológico super saudável", diz o New York Times.
Esse tipo de síndrome é mais comum durante a gravidez e, geralmente, indica alguma deficiência nutricional. Por exemplo, no caso da pessoa que tem vontade de comer tijolo, normalmente, há falta de ferro.
O nome pode parecer estranho, mas a Síndrome de Pica - também conhecida como alotriofagia ou alotriogeusia - é uma prática relativamente comum entre as pessoas.
Parece uma tentativa do corpo de repor a quantidade de ferro, de forma intuitiva. Existem outros casos, como de pessoas que arrancam fios de cabelo e depois comem, que são associados a problemas psicológicos ou a retardos mentais. Recentemente um caso chamou a atenção nos Estados Unidos.
Vontades têm a ver com falta de nutrientes e estado emocional. Mulherem chegam a comer cimento, terra, carvão e sabão. De repente, no meio da madrugada, lá vem aquele desejo incontrolável.