Isso porque a ideia é formar aquela crosta douradinha e saborosa! Para isso, o ideal é deixar a carne ali paradinha, fritando por cerca de 2 minutos em cada lado.
Em geral, selamos o exterior da carne ou outro alimento em alta temperatura para depois finalizar o cozimento do interior em uma temperatura menor no forno, grelha, churrasqueira ou mesmo frigideira. Ao selarmos a carne, o que acontece é que os seus sucos são preservados, garantindo muito mais sabor e suculência.
Selar a carne garante que ela retenha o máximo da suculência durante o preparo. Na churrasqueira já é prática de muitos assadores, mas poucos sabem que é possível e recomendado selar a carne também na frigideira!
Como o processo de selar ajuda a manter a maciez, a carne vai permanecer com uma boa textura mesmo mais passada. ... A água está toda concentrada em alta temperatura, borbulhando dentro das fibras da carne.
quatro minutos O tempo para selar a peça deve ser curto, perto de quatro minutos de cada lado. Retire a picanha da grelha e coloque sobre a tábua com a gordura virada para cima.
Carne selada Também chamado de bleu, é o ponto mais próximo da carne crua, com uma temperatura que não passa dos 50ºC. O único diferencial está na camada externa, que fica um pouco mais tostada. Para prepará-lo, use uma superfície muito quente e sele rapidamente os dois lados do corte.
Outra dica de ouro é selar a picanha, processo que garante sua suculência. Para isso, coloque a carne a 15 cm da brasa (sem labaredas), com a gordura virada para cima. A gordura da picanha é importante para a hora de assar, pois é capaz de amaciar a carne na medida certa e dar aquele sabor característico do corte.
Sabe aquela crosta dourada na carne? Se você acha que ela existe só para deixar seu bifinho mais saboroso, você está enganado. Trata-se de uma técnica que serve, principalmente, para preservar os líquidos naturais e, assim, não ressecar o alimento.
Selar a carne é a técnica para evitar que ela perca os sucos. Posicione a grelha bem perto da brasa e coloque a carne na parte mais quente. Quando começarem a se formar pingos de líquido na parte de cima, vire a carne.
Numa frigideira anti-aderente aqueça o azeite até ficar bem quente. Quando o azeite estiver bem quente coloque o bife. Deixe a carne cozinhar entre dois a três minutos sem lhe mexer. A carne deverá ficar com este aspecto bem tostado, dourado, como se tivesse uma espécie de camada mais dura.