O rim normal geralmente consegue cumprir a função dos dois rins caso o outro esteja doente ou seja retirado durante uma cirurgia. Mesmo estando de tamanho normal. Nem sempre ele aumenta de tamanho.
Cada rim tem a forma de um grande grão de feijão, medindo em um adulto de 10 a 13 cm, com peso aproximado de 1g. Os rins estão envolvidos por uma fina membrana, a chamada cápsula renal. Ao redor deles existe a gordura perirrenal e, acima, estão localizadas as glândulas suprarrenais.
O terço médio do rim é a porção mediana do órgão, localizado entre o polo superior e o polo inferior. Um cálculo de 6mm pode sim ser expelido, porém quanto maiores as dimensões do cálculo, maiores as chances do mesmo ficar impactado no trajeto ureteral.
[Anat.] Que é relativo ao córtex e à medula espinal. Exemplo de uso da palavra Córtico-medular: Foi solicitada uma ultrassonografia de vias urinárias para mim, e nela demonstrou-se rins com dimensões normais e acentuação da diferenciação córtico-medular.
O rim esquerdo é discretamente maior e mais alto que o direito, mas estas diferenças de tamanho só têm importância quando a discrepância é significativa, ou seja, quando o rim direito tem 1,5 cm ou mais que o esquerdo ou 2,0 cm ou menos que ele.
Cada rim tem cerca de 11,25 cm de comprimento, 5 a 7,5 cm de largura e um pouco mais que 2,5 cm de espessura. O esquerdo é um pouco mais comprido e mais estreito do que o direito. O peso do rim do homem adulto varia entre 1g; na mulher adulta, entre 1g.
É um procedimento endoscópico, realizado por vídeo, e utiliza os orifícios naturais do corpo (uretra e ureter) como via de acesso aos cálculos. Uma vez localizada a pedra, ela é quebrada com laser e os fragmentos resultantes extraídos com pinças especiais.
Existe uma proporção entre cortex e medula. Quando existe um afilamento do córtex renal, fala-se que ocorre uma perda da relação cortico-medular. A função renal do paciente deve ser avaliada e investigada qual a razão da alteração. Procure um urologista ou nefrologista!