Callosobruchus maculatus: 10 – 14 dias Besouro-unicórnio: 3 – 6 meses Besouros/Expectativa de Vida
Atraídos pela luz, eles entram em casas e apartamentos, incomodando moradores. Instalar telas e apagar as luzes no início da noite ajudam a mantê-los do lado de fora.
Encontrado no interior de SP, 'besouro escorpião' pica e é venenoso. Apesar do tamanho, os besouros são considerados insetos inofensivos.
Os besouros põem ovos, mas os filhotes não são nada parecidos com os adultos. Eles passam pelos estágios de larva e de pupa antes de chegar à forma adulta. Esse processo é chamado de metamorfose.
efemerópteros Não é apenas um bicho, mas uma classe inteira de insetos detém o recorde de vida mais curta do reino animal. Os efemerópteros (ordem Ephemeroptera), como o próprio nome diz, têm vida efêmera, de no máximo 24 horas.
Besouro-unicórnio: 3 – 6 meses Dynastes/Expectativa de Vida
Os bichinhos voadores se escondem embaixo do tapete, atrás dos móveis e até na roupa de cama. São milhares de espécies, mas, de acordo com especialistas, eles trazem mais incômodo do que perigo.
A doença de Chagas é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, cujo principal vetor é o inseto "barbeiro" contaminado. O barbeiro funciona como uma espécie de intermediário entre o protozoário e o ser humano. O inseto pica um animal silvestre já infectado e depois transmite a doença para as pessoas.
→ Acidentes com besouros Apesar de menos frequente quando comparados com os outros insetos, os besouros também podem eliminar substâncias, quando tocados ou esmagados, que desencadeiam reações alérgicas. Entre as reações, destacam-se a irritação da pele, vermelhidão, ardor, coceira e o aparecimento de bolhas no local.
Esses insetos desempenham função importante no ciclo da matéria orgânica, já que ao rolar e enterrar as fezes eles adubam a área e auxiliam na decomposição da matéria. Além disso, ao realizarem a "limpeza" nos pastos, eles atuam diretamente no combate a pragas.