A invasão de javalis e javaporcos – animal fruto do cruzamento do javali com o porco doméstico – nas matas brasileiras é um fenômeno relativamente recente, precipitado pela fuga de animais, originalmente importados, de criações comerciais ou pela soltura deliberada por criadores que viram fracassar seus negócios.
De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), não há estimativas oficiais, mas, estima-se que circulam 8.000 animais no estado. A entidade aponta que as regiões da serra e meio oeste concentram a maioria dos prejuízos à agricultura.
"Os javalis destroem nascentes, restringem a fauna, comem filhotes de animais e são um problema que merece atenção pelo fato de representarem também risco de transmissão de doenças.
De acordo com o último relatório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), até 2018, a ocorrência de javalis foi registrada em 1.536 municípios em 22 Estados brasileiros: Acre (4), Amazonas (7), Bahia (52), Ceará (8), Distrito Federal ( ), Espírito Santo (7), Goiás (86), ...
Segundo o conselho, estima-se que a espécie esteja presente em municípios goianos. As cidades goianas mais infestadas são: São Miguel do Passa Quatro, Orizona, Vianópolis, Leopoldo de Bulhões e Gameleiras.
O javali é caçado a milhares de anos na Europa e na Africa e mesmo assim sua população continua aumentado. Estimativas indicam que o número de javalis na Europa cresce entre 5% a 15% por ano, mesmo com 7,5 milhões de caçadores ativos.
Europa Tem ampla distribuição geográfica, sendo nativo da Europa, Ásia, Ilhas Sonda e Norte da África. Em tempos recentes, a subespécie javali-europeu foi introduzida nas Américas e na Oceania.
"Os javalis trazem impactos sanitários de doenças de produção e de controle oficial para os suínos, bem como perdas de safras de grãos por depredação. Ainda, conforme o contato, até patógenos de risco desconhecido tanto para aves como para suínos", explica.
"Os javalis são responsáveis pela predação de animais de pequeno porte, destruição de lavouras e danos à vegetação nativa, além de riscos iminentes envolvendo os seres humanos e transmissão de doenças aos animais de produção pecuária.
O javali tem ampla distribuição geográfica. Ocorrem na maior parte da Europa e em uma pequena parte do Norte da África, próximo ao Mar Mediterrâneo. Na Ásia, se distribuem pela Sibéria, Ásia Menor, Oriente Médio, Ásia Central, Índia, China, Japão e Sudeste Asiático até a Indonésia.