Significado de Luciferina substantivo masculino Substância contida nos órgãos luminosos de diversos animais e cuja oxidação em presença de luciferase provoca uma emissão de luz (p. ex., em pirilampos, diversos peixes abissais etc.).
A ação luminosa da luciferina está associada a diversos processos: atua como um antioxidante natural, pois elimina o resíduo de oxigênio da respiração no processo de lampejo; é uma forma de aproximação sexual entre os machos e as fêmeas de mesmas espécies e serve para atrair outras espécies, para fins de predação.
C13H10O5 Posteriormente, foi descoberto por um grupo russo que o precursor da luciferina tinha massa molecular 246,05 u e fórmula molecular C13H10O5.
As luciferinas são substratos de enzimas denominadas luciferases, que efectuam a descarboxilação oxidativa das luciferinas (sob a forma de adenilato de luciferina, obtido através da activação de luciferina por ATP) a oxiluciferinas usando oxigénio (O2) e produzindo energia luminosa nessa reacção.
Em alguns organismos, a energia das moléculas orgânicas, conhecida como luciferina, é transformada em energia luminosa por meio de uma reação exotérmica que tem como enzima catalizadora a luciferase, substância que varia entre os diversos grupos taxonômicos. Esse processo é conhecido como bioluminescência.
C11H8N2S2O3 A fórmula estrutural da lactoferrina é mostrada na figura seguinte: Sobre esta substância foram feitas as afirmações: I. Possui fórmula molecular C11H8N2S2O3.
C10H13N5O4 Zidovudina/Fórmula
Dá-se o nome de bioluminescência ao fenômeno de emissão de luz por organismos vivos. O fenômeno ocorre em parte dos seres vivos, com exceção dos vertebrados de vida terrestre (anfíbios, aves, répteis e mamíferos) e plantas superiores. ... Ambas reagem entre si, com a oxidação de um substrato pelo oxigênio, liberando luz.
A bioluminescência acontece graças a oxidação de uma molécula orgânica. Nessa reação química, a energia de ligação dos compostos orgânicos é convertida em luz visível. As moléculas, denominadas de luciferinas, são oxidadas e produzem moléculas excitadas, que decaem e emitem luz.