Ouça em voz altaPausarDireito de patrono (adquirido por quem funda, erige ou dota). 2. Direito de conferir benefícios eclesiásticos.
Ouça em voz altaPausarO Padroado Português foi um acordo instituído entre a Santa Sé e Portugal em que o Papa delegava ao Rei de Portugal o exclusivo da organização e financiamento de todas as atividades religiosas nos domínios e nas terras descobertas por portugueses.
Ouça em voz altaPausarO acordo entre o papa e o monarca português, denominado padroado régio, dava ao Império Português um poder muito grande nos assuntos religiosos no espaço colonial.
Ouça em voz altaPausarEssencialmente o direito de Padroado significa que o rei fica com o direito total de nomear bispos, cônegos e párocos, de arrecadar os dízimos, de organizar comunidades religiosas e dispor delas. ... Para o financiamento do clero, dos missionários "reais" e das obras da Igreja, o rei arrecadava os dízimos eclesiásticos.
Ouça em voz altaPausarAo imperador, por exemplo, era facultado o direito ao padroado (prerrogativa de preencher os cargos eclesiásticos mais importantes) e ao beneplácito (aprovação das ordens e bulas papais para que fossem cumpridas, ou não, em território nacional).
Ouça em voz altaPausar1. Doutrina que destaca ou defende a salvação da alma. 2. Movimento do Exército de Salvação, instituição cristã de caridade, fundada em em 1865, em Londres por William Booth, pastor metodista.
Ouça em voz altaPausarSegundo Hoornaert, o padroado constituiu a "expressão prática do colonialismo em termos de instituições religiosa"2, na medida em que conferia à Coroa o direito de arrecadar e redistribuir os dízimos devidos à Igreja e indicar os ocupantes de todos os cargos eclesiásticos, inclusive infra episcopais.
Ouça em voz altaPausarEra o domínio do poder eclesiástico pelos reis. A lei do padroado determinava que o imperador tinha o direito de interferir na nomeação de bispos e cardeais. ... Essa lei, em conjunto com outros fatores fizeram com que a Igreja Católica retirasse seu apoio ao governo de D Pedro, que mais tarde caiu.
Ouça em voz altaPausarA questão religiosa foi um conflito ocorrido no Brasil na década de 1870 que, tendo iniciado como um enfrentamento entre a Igreja Católica e a Maçonaria, acabou se tornando uma grave questão de Estado.