substantivo masculino Escola filosófica dominante do séc. III ao séc. ... O neoplatonismo, que significa novo platonismo, desenvolveu-se a partir da filosofia de Platão. Os principais filósofos da escola foram Plotino e Proclo.
O neoplatonismo surgiu na passagem do século II para III da era cristã e teria perdurado até o século VI. O radical "neo" associado à palavra platonismo indica um novo platonismo, ou seja, uma nova interpretação e leitura das ideias platônicas. ... O primeiro neoplatonista foi o pensador Amônio (ou Amôncio) Sacas.
O neoplatonismo implicava não só uma visão do universo na qual as idéias eram mais importantes do que os objetos, mas também a crença de que a alma é dotada de virtudes e pode ascender a Deus. ... Em 1459, Cosimo de Médici estabeleceu a chamada "Academia Platônica" de Florença.
Períodos. O platonismo é geralmente dividido em três períodos: Platonismo antigo propriamente dito; ... Neoplatonismo, desenvolvido no final da Antiguidade no período helenístico: mais que um período do platonismo, é considerado por muitos como uma verdadeira corrente filosófica propriamente dita.
3- O primado do amor racional sobre o amor sensual Desse modo, podemos entender que, o neoplatonismo presente na poesia camoniana, auxilia em uma compreensão melhor elaborada, tal como da visão de mundo, fazendo jus ao trabalho de erudição construído pelo autor.
Neoplatonismo amoroso - uma tentativa de conciliar o conceito do filósofo grego Platão e os valores cristãos. Essa fusão gera uma forma de amor tão idealizada que não aceita a realização carnal, o que libertaria o ser humano da escravidão dos desejos e o aproximaria de Deus.
O neoplatonismo de Plotino não visa uma retomada do platonismo. ... Esse Uno-Bem indefinível não realiza uma ação criadora em relação ao mundo, pois esse ato voluntário implicaria um "antes" e um "depois", isto é, uma mudança íntima divina, o que constituiria, para Plotino, uma imperfeição.
O neoplatonismo foi a mais importante corrente filosófica da Antigüidade. ... O neoplatônico mais importante foi Plotino (c. 205-270). Ele via o mundo como algo dividido entre dois pólos: numa extremidade estava a luz divina, Uno ou Deus.
A fusão completa da alma humana com Deus, a qual pode ser vivenciada por algumas pessoas em determinados momentos da existência, dá origem ao que se chama de experiência mística, experimentada inclusive por Plotino. Esta vivência reafirma, portanto, que tudo existe em Deus, tudo é Deus, a plenitude.
Um dos aspectos mais importantes do sistema ético de Plotino é sua doutrina da união da alma e do Intelecto: essa união é o objetivo das práticas de purificação, o topo da prática dialética e a base da experiência mística.