1. Pedir com instância; suplicar. 2. [ Jurídico, Jurisprudência ] Requerer, documentando a alegação.
Pedir com muita insistência: 1 bramir, clamar, deprecar, implorar, imprecar, obsecrar, pedir, rogar, suplicar. Requerer legalmente: 2 solicitar, requerer, demandar, pleitear, exigir, impetrar, pretender, reclamar, requisitar.
1 hipótese, suposição, conjectura, pressuposto, axioma, aforismo, dogma, evidência, premissa, princípio, truísmo, verdade. Que se postulou: 2 demandado, impetrado, implorado, pedido, requerido, solicitado, suplicado.
Significado de postulação: Ato de postular; Solicitação; pedir com instância.
O ato de postular, perante o Poder Judiciário, conhecido como iuspostulandi, ou direito de postular, tem seu nascedouro, em momento histórico[1] no qual o cidadão, ou o sujeito de direito, vai ao Rei, ao Imperador, ou ao Juiz pedir algo, que entende ser credor ou beneficiário.
É a capacidade de postular em juízo sem necessidade de representação ou assistência. É a aptidão de ir a juízo, praticando os atos da parte. De acordo com o artigo 70, do Código de Processo Civil, "toda pessoa que se encontre no exercício dos seus direitos tem capacidade para estar em juízo".
A capacidade postulatória é a capacidade (capacidade técnica-formal - inscrição na OAB) conferida pela lei aos advogados para praticar atos processuais em juízo, sob pena de nulidade do processo, de acordo com os artigos 1º e 3º da Lei 8.906/94.
3) Capacidade postulatória A capacidade postulatória é atributo para que determinada pessoa possa praticar validamente atos processuais, conferido, via de regra, ao advogado inscrito na OAB. Quando a parte não possuir capacidade postulatória, deverá entregar uma procuração a um advogado, que o representará em Juízo.