A palavra ginástica é originária do grego "gymnádzein", que significa treinar e, em sentido literal, exercitar-se nu (forma como os gregos exercitavam-se no período em que a ginástica se destacou).
Ginástica do grego gymnazein, "treinar, exercitar-se", literalmente "exercitar-se nu", de gymnos, "nu", já que era neste estado que os atletas gregos competiam e praticavam os exercícios. E gymnazo, de onde derivou "ginástica", era "treinar pelado". ...
A ginástica é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora. Desenvolveu-se na Grécia Antiga, a partir dos exercícios físicos feitos pelos soldados, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo.
A ginástica geral engloba as modalidades competitivas de ginástica reconhecidas pela Federação Internacional de Ginástica – Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Aeróbica Esportiva, Esportes Acrobáticos e Trampolim – enfim as atividades acrobáticas com e sem aparelhos.
Gymnádzein é o termo em grego que deu origem a nossa conhecida ginástica, sua tradução aproxima-se de "treinar", ou mesmo "exercitar-se nu", pois gymnos significa nu em grego. Era dessa forma "despojada" que na antiguidade os gregos praticavam exercícios nos ginásios.
A história da ginástica no Brasil iniciou-se no Rio Grande do Sul e tempos depois espalhou-se por outros estados, até que em 1951, oficializaram a ginástica olímpica como esporte com as criações das federações riograndense, carioca e paulista. ... Entre 19, passaram-se 27 anos.
A ginástica, enquanto atividade física tem suas origens na Antiguidade, uma vez que os exercícios típicos do esporte já eram desempenhados pelos homens pré-históricos com o intuito de se protegerem de ameaças naturais.
Grécia Antiga Modalidade surgiu na Grécia Antiga e pode ser ensinada nas escolas de forma lúdica e divertida.