Transtorno de deficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma síndrome de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Há 3 tipos de TDAH, os que são predominantemente desatentos, hiperativo/impulsivos e combinados. Os critérios clínicos dão o diagnóstico.
Como identificar o TDA?
Sinais de alerta para o TDA em adulto
dificuldades em organizar as tarefas diárias;
tendência a ser desorganizado e a perder objetos;
irritação com tarefas repetitivas ou monótonas;
preferência por ambientes agitados;
numa conversa, começa a falar antes do fim de uma pergunta ou de uma resposta;
O que pode ser confundido com TDAH?
Os sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) são muitas vezes mais fáceis de serem detectados em crianças. Em adultos, o distúrbio pode ser confundido com desleixo ou preguiça. A incompreensão e falta de tratamento pode levar a problemas na vida social e profissional destas pessoas.
O que é uma pessoa com déficit de atenção?
É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.
Quais são os exames para diagnosticar TDAH?
Para se ter um diagnóstico TDAH é preciso realizar alguns exames : avaliação neuropsicológica e o exame PAC ( processamento auditivo central) , estes exames poderão ser solicitados por médicos neurologistas ou psiquiatras.
Quem faz o diagnóstico de TDAH?
O DIAGNÓSTICO CORRETO E PRECISO DO TDAH SÓ PODE SER FEITO ATRAVÉS DE UMA LONGA ANAMNESE (ENTREVISTA) COM UM PROFISSIONAL MÉDICO ESPECIALIZADO (PSIQUIATRA, NEUROLOGISTA, NEUROPEDIATRA).
Quais são os tipos de TDAH?
Existem três tipos de TDAH: TDAH desatento é o que geralmente significa quando alguém usa o termo ADD. Isso significa que uma pessoa mostra sintomas suficientes de desatenção (ou fácil distração), mas não é hiperativa ou impulsiva. Esse tipo ocorre quando uma pessoa apresenta sintomas de hiperatividade e impulsividade, mas não desatenção.
Qual é a diferença entre TDA e Tda?
Qual é a diferença entre TDAH e TDA? O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um dos distúrbios mais comuns na infância. TDAH é um termo amplo, e a condição pode variar de pessoa para pessoa.
Como fazer o diagnóstico para TDAH?
O diagnóstico para TDAH é inteiramente clínico, feito por médico especialista em TDAH. Não é necessário exame de ressonância, eletroencefalograma ou qualquer outro que avalie características físicas. Também não é preciso fazer avaliação neuropsicológica, só em certos casos.
Quais são os fatores responsáveis pelo aparecimento do TDAH?
Estudos estruturais e metabólicos, juntamente com estudos genéticos e sobre a família, e pesquisa sobre reação a medicamentos, mostram que o TDAH é um transtorno neurobiológico. A genética é o principal fator do aparecimento dos sintomas associados ao TDA e TDAH, pois há alterações de estrutura na região frontal do cérebro e em suas conexões.