Em primeiro lugar, no fundo dos sulcos têm o TWI (Tread Wear Indicator), indicador do desgaste do piso/banda de rodagem, que se o pneu já encostou neles, então está na hora de trocá-lo.
Para isso, basta analisar o indicador de desgaste de rodagem, chamado de TWI (Tread Wear Indicator), presente na banda de rodagem de todos os pneus. Os sulcos da banda de rodagem não podem ser menores que 1,6 milímetros de altura. Pneus com sulcos abaixo deste padrão-limite oferecem sérios riscos de segurança.
O Indicador TWI é um recurso presente em todo pneu novo e de qualidade. Ele é uma pequena elevação de borracha localizada dentro dos sulcos da banda de rodagem do pneu. Sua função é marcar o limite de 1,6 milímetros de profundidade definido por lei como o máximo que um pneu pode ter antes de ser considerado careca.
O principal indicador é o TWI (Tread Wear Indicator). São as barras de borrachas que ficam entre os sulcos do pneu e servem para indicar quando ele é usado até o limite de segurança. A profundidade é 1,6mm embora muitos fabricantes recomendem que a substituição seja feita antes que o pneu se desgaste até esta extensão.
O TWI é a linha que fica entre os sulcos da banda de rodagem e indica o limite de desgaste do pneu — que deve ter uma profundidade mínima de 1,6 mm.
O desgaste máximo permitido por lei do pneu (limite de segurança) é de 1.6 mm de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado "careca". A resolução do Contran 558/80 estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal.
Para encontrar a posição do indicador de desgaste na peça, deve-se procurar na lateral do pneu. Provavelmente você vai encontrar a sigla TWI (Tread Wear Indicator), logotipo da marca e um triângulo. No momento em que a altura dos sucos atingir as letras TWI, é necessário descartar ou fazer a recapagem do pneu.
Para saber se o pneu está em boas condições de transitar, é importante observar um dos indicadores de desgaste, como o Tread Wear Indicator. O TWI é a linha que fica entre os sulcos da banda de rodagem e indica o limite de desgaste do pneu — que deve ter uma profundidade mínima de 1,6 mm.
Profundidade ideal dos sulcos dos pneus Comprometendo a frenagem do automóvel em pista molhada, aumentando o risco de aquaplanagem. De acordo com a legislação brasileira, os sulcos dos pneus precisam ter, no mínimo, 1,6 mm de profundidade.
1,6 mm De acordo com a legislação brasileira, os sulcos dos pneus precisam ter, no mínimo, 1,6 mm de profundidade.