A gratidão é um sentimento divino no coração das pessoas e, no Salmo 65, Davi é grato ao senhor por todas as maravilhas feitas em seu interior; por sua mudança e por poder glorificar a Deus com alegria; por poder colher os frutos internos e externos desse amor de Deus pelos seus.
Salmos 65. Davi fala do estado bem-aventurado dos escolhidos de Deus — O Senhor envia chuva e coisas boas sobre a Terra. ... 1 A ti, ó Deus, em silêncio espera o louvor em Sião, e a ti se pagará o voto, 2 Ó tu que ouves as orações, a ti virá atoda a carne.
No Salmo 64 vemos uma forte oração de Davi pedindo a proteção de Deus diante das ameaças de seus inimigos. O justo se alegrará em Deus, pois está sempre a sombra de seus olhos.
O Salmo 62 nos mostra o salmista reconhecendo a Deus como um forte rochedo e uma fortaleza para si. A salvação vem de Deus e somente Nele está nossa esperança.
Salmo 68: a glória e a justiça sobre os inimigos. ... A seguir, conheça então o Salmo 68, que louva a Deus como o salvador e libertador de seu povo, pedindo a Ele para que interceda pelos que se encontram em grande dificuldade: Levante-se Deus, e sejam dissipados os seus inimigos; fugirão de diante dele os que o odeiam.
Salmo 118. Deem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre. Na minha angústia clamei ao Senhor; e o Senhor me respondeu, dando-me ampla liberdade. O Senhor está comigo, não temerei.
No Salmo 63, o salmista se encontra fugindo de seus inimigos no deserto, lugar que nos remete ao autoconhecimento e reconhecimento de Deus como nosso Senhor e pastor. Sua alma clama pela salvação de Deus, assim como a terra seca que precisa de água.
Pois tu és o meu refúgio, uma torre forte contra o inimigo. Deixa-me habitar no teu tabernáculo para sempre; dá que me abrigue no esconderijo das tuas asas. Pois tu, ó Deus, ouviste os meus votos; deste-me a herança dos que temem o teu nome. Prolongarás os dias do rei; e os seus anos serão como muitas gerações.