A fama de serem esquentadinhos é antiga, tanto que, na China, nos séculos XVIII e XIX eram criados como peixes de briga. ... Partindo pro lado do simbolismo, no geral, o peixe (independente da espécie) é tido como uma representação de criação, transformação e espiritualidade, podendo ser associado também à abundância.
Esta espécie de peixe é bastante popular e possui muita personalidade, tudo em um pequeno pacote. ... Dezenas de espécies de peixe betta existem, no entanto, a mais conhecida é a Betta splendens, uma espécie apreciada por sua coloração exótica. Esta espécie é frequentemente escolhida para habitar aquários de água doce.
Coloque objetos no fundo do aquário do betta. Ele é um peixe muito curioso e vai se divertir explorando as novidades. Ele também gosta de ter locais para se esconder e para relaxar, portanto, colocar objetos no aquário é o segredo para a felicidade.
Os peixes Betta são territoriais e podem viver em águas com níveis de oxigênio baixo, já que conseguem respirar o ar atmosférico graças a órgãos chamados de labirintos, que fazem com que o ar passe bem próximo da corrente sanguínea, proporcionando a troca de oxigênio com o sangue por meio de difusão.
Por ser territorialista, ele precisa ficar sozinho no aquário. Se for colocado com outro da mesma espécie, a briga é garantida. Um pode matar o outro. "Ele é um peixe solitário, ele é um peixe de briga, não podendo misturar duas espécies pelo fato de eles brigarem e um acabar matando o outro".
Observando sinais de doenças. Conheça o aspecto e o comportamento de um betta saudável. Um betta saudável come com vigor; nada pelo aquário; é ativo, colorido e vibrante; suas nadadeiras e cauda irradiam para todos os lados como um leque; suas escamas e seu corpo parecem lisos e limpos.
Ofereça uma quantidade do tamanho do olho do peixe. No caso de rações, isso equivale a cerca de dois a três grãos molhados por refeição. O Betta pode receber essa quantidade de alimento de uma a duas vez por dia.
Caso seu aquário seja grande o suficiente, adicione mais peixes – Uma das causas de danos auto infligidos no caso do betta é o tédio. Adicionar peixes no aquário, pode ajudar o betta a se estimular mais e fazer com que pare de atacar sua própria cauda.
Tratamento
Todos os Betta são pequenos, mas podem variar consideravelmente no tamanho, de 2,5 cm do Betta chanoides até 12 cm do betta-de-akar (Betta akarensis).