De acordo com a definição do Dicionário Caldas Aulete, mandacaru significa "cacto (Cereus jamacaru) nativo do Brasil, de porte arbóreo, ramificado, com flores grandes que se abrem à noite, típico da caatinga, onde serve de alimento ao gado, e também cultivado como ornamental e por propriedades terapêuticas".
O Cereus jamacaru, nome científico do Mandacaru, é um cacto folclórico, muito conhecido dos moradores do semiárido nordestino. É a planta que melhor representa a bravura do homem sertanejo que aguenta estoicamente o sol e o calor fustigante da caatinga.
Mandacaru Mandacaru um tipo de cacto comum no Nordeste que não depende de chuva para florescer.
Por ser uma planta suculenta, isto é, com água reservada em suas ramificações, o mandacaru é importante para alimentar e matar a sede dos animais do sertão brasileiro. ... Além de alimentar animais, ele também serve para o consumo humano.
Mandacaru – do Tupi Guarani manda-caru = molho-comestível. Planta da familia das cactáceas, muito comun no nordeste brasileiro.
Nesta família encontra-se o Cereus jamacaru, mais conhecido como mandacaru, este trata-se de um fitoterápico rico em benefícios, dentre eles o mandacaru tem o poder de tratar doenças como a sífilis, diabetes, cálculos vesiculares, problemas uretrais, além de agir como anti- inflamatório entre vários outros.
Para sobreviver nessas regiões, o cacto conta com uma variedade de adaptações que permitem a economia e o acúmulo de água. ... Para diminuir a perda de água, o caule dos cactos conta com a presença de uma cutícula, que diminui a evaporação. Além disso, o caule funciona ainda como uma reserva, uma vez que é rico em água.
Os cactos são encontrados nas Américas, desde o Canadá até a Patagônia, como também no Caribe. Possuem expectativa de vida elevada, podendo sobreviver mais de 200 anos. Na região Nordeste do Brasil, é muito comum encontrar o cacto mandacaru (Cereus peruvianus).
A primeira coisa a levar em consideração é que os cactos, do grupo das suculentas, gostam de lugares ensolarados. "Como são plantas de deserto, apenas a claridade intensa não é suficiente. O ideal são pelo menos 2 a 3 dias de sol por semana", aconselha Roger. Muita gente costuma colocar seus mini cactos no banheiro.