Os habitantes de vilarejos em regiões praieiras da ilha, afastadas do centro urbano eram chamados pejorativamente de manezinhos da ilha, caracterizados pelo falar rápido e cantante, com pronúncia peculiar.
O termo manezinho (diminutivo de Manuel) teve origem em Portugal e passou a ser usado depois no Brasil. ... Ao longo do tempo, após 1970, galegos (como os alemães eram chamados) e manezinhos deixaram de ser termos pejorativos e tornaram-se gentis.
O termo manezinho tipifica todos aqueles que são descendentes dos portugueses, principalmente daqueles vindos das Ilhas dos Açores, da cultura pesqueira e da extinta caça às baleias; remete as rendeiras, lavadeiras, benzedeiras, e todos os outros mistérios guardados na nossa Ilha da Magia!
5 de junho Neste 5 de junho comemora-se o Dia do Manezinho, criado pela lei municipal nº 6.764, de 2005, e todas essas vertentes podem se considerar contempladas pela data.
10 – Istepô Desgraçada, pessoa que não presta. Muitas vezes é usada em tom de brincadeira.
O DICIONÁRIO MANEZÊS trata de vocábulos herdados dos colonizadores portugueses que também aportaram na Ilha de Santa Catarina, capital Florianópolis, dentre outras cidades do Estado. Esta herança lusitana fincou raízes na ilha e rendeu frutos que até hoje não deixam dúvidas a respeito da origem dos manezinhos.