Entre os hebreus, o castiçal de sete braços tem o nome de menorah, símbolo da luz divina, e corresponde à árvore de luz sagrada da Babilónia.
O castiçal é peça que acompanha o homem já faz século. Esse item nada mais é do que um suporte para vela, por isso antes da criação da energia elétrica o castiçal de vela era um objeto tão importante.
Os castiçais, em seu conjunto, simbolizam a Igreja invisível e universal, mas se individualmente considerados, cada um deles emblema uma igreja local com as suas virtudes e defeitos.
A Menorá (no hebraico: מנורה - menorah - "lâmpada, lâmpada candelabro"), é um candelabro de sete braços, e um dos principais e mais difundidos símbolos do Judaísmo.
Hebreus 4:12 – Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. ... Tendo dois gumes a Palavra corta primeiro quem a usa e depois aqueles que a recebem.
Tecnicamente, o castiçal é descrito como uma estrutura que serve de base para velas ou, atualmente, lâmpadas. ... Hoje em dia, os castiçais são utilizados como peça decorativa, sobretudo em eventos e ocasiões especiais. Trata-se de uma boa alternativa para deixar o espaço mais charmoso e elegante.
Na linguagem do Apocalipse, os sete castiçais de ouro representam a Igreja de Cristo. Em seu conjunto, simbolizam a Igreja Invisível e Universal. Individualmente considerados, cada um deles emblema uma igreja local com as suas virtudes e defeitos.
Significado de Candelabro substantivo masculino Grande castiçal com vários braços; lustre, lampadário.